‘Médico e atleta radical’, paulista encara maior rally de kitesurf

Após participar de eventos em baixa temperatura, Denis Oksman encara competição entre os melhores atletas do mundo da modalidade nos Lençóis Maranhenses

'Médico e atleta radical' paulista encara maior rally de kitesurf do mundo
Maranhão recebe grandes nomes do kitesurf neste sábado (Foto: Fabio Piva/Red Bull Content Pool)

Escrito por

Quem chega em um conceituado consultório de cirurgia plástica em São Paulo e se depara com um médico de 41 anos, de aparência serena, bastante atencioso e detalhista, não julga que ele já encarou grandes desafios radicais. Há anos na área, o paulista Denis Oksman possui diversas publicações em revistas e livros nacionais e internacionais, além de participação em congressos e simpósios. E como hobby, curte praticar esportes de adrenalina à flor da pele, como o maior rally de kitesurf do mundo, que ocorre neste final de semana, nos Lençóis Maranhenses.

Entre 40 atletas, como a bicampeã mundial Bruna Kajiya, o cirurgião plástico conquistou uma das vagas do Red Bull Rally dos Ventos por conta da seu desempenho e dos resultados já obtidos.

- Eu comecei com esportes radicais esporadicamente, pois fazia wakeboard e também surfava. Quando eu conheci o kitesurf, em 2002, eu me apaixonei. Eu ia quase todo final de semana para Ilha Bela. Desde então, eu não parei mais – relembra Denis

Entre os grandes eventos que já participou está o Red Bull Ragnarok. Ele disputou, com alguns amigos, esta corrida de kite na neve, na Noruega, cujo percurso tem 130 km de extensão e é uma das mais difíceis do mundo. Outro grande marco foi uma expedição de snowkite nas geleiras da Islândia.

- Na Noruega, estávamos em uma planície, com alguns lagos congelados. Mas, nas geleiras, há fendas. Eu precisava de alguém que me guiasse. Foi um experiência fantástica, é uma paisagem meio lunar. O desafio é que o vento de geleira é um vento muito diferente de qualquer outro, é um vento catabático. Ele é muito fraco, mas com a gravidade, vem descendo e chega a 45, 50 nós. Neste local, precisa levar equipamentos de reserva, de avalanche e de segurança. Ficamos uma semana na expedição – narra Oksman.

Agora, depois dessas aventuras em baixas temperaturas, o médico vai encarar o calor dos Lençóis Maranhenses no Rally dos Ventos. Nesta competição, que acontecerá neste sábado, ele terá de velejar pelas águas e também nas dunas desta paisagem paradisíaca.

- O Rally dos Ventos me pareceu uma versão na água do Ragnarok. E a oportunidade de você velejar no meio dos Lençóis Maranhenses, no meio das lagoas, diante dos atletas de ponta, realmente me tentaram a fazer inscrição – completa o médico.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter