'Médico e atleta radical' paulista encara maior rally de kitesurf do mundo

Maranhão recebe grandes nomes do kitesurf neste sábado (Foto: Fabio Piva/Red Bull Content Pool)

LANCE!
13/09/2017
15:46
Lençóis Maranhenses (MA)

Quem chega em um conceituado consultório de cirurgia plástica em São Paulo e se depara com um médico de 41 anos, de aparência serena, bastante atencioso e detalhista, não julga que ele já encarou grandes desafios radicais. Há anos na área, o paulista Denis Oksman possui diversas publicações em revistas e livros nacionais e internacionais, além de participação em congressos e simpósios. E como hobby, curte praticar esportes de adrenalina à flor da pele, como o maior rally de kitesurf do mundo, que ocorre neste final de semana, nos Lençóis Maranhenses.

Entre 40 atletas, como a bicampeã mundial Bruna Kajiya, o cirurgião plástico conquistou uma das vagas do Red Bull Rally dos Ventos por conta da seu desempenho e dos resultados já obtidos.

- Eu comecei com esportes radicais esporadicamente, pois fazia wakeboard e também surfava. Quando eu conheci o kitesurf, em 2002, eu me apaixonei. Eu ia quase todo final de semana para Ilha Bela. Desde então, eu não parei mais – relembra Denis

Entre os grandes eventos que já participou está o Red Bull Ragnarok. Ele disputou, com alguns amigos, esta corrida de kite na neve, na Noruega, cujo percurso tem 130 km de extensão e é uma das mais difíceis do mundo. Outro grande marco foi uma expedição de snowkite nas geleiras da Islândia.

- Na Noruega, estávamos em uma planície, com alguns lagos congelados. Mas, nas geleiras, há fendas. Eu precisava de alguém que me guiasse. Foi um experiência fantástica, é uma paisagem meio lunar. O desafio é que o vento de geleira é um vento muito diferente de qualquer outro, é um vento catabático. Ele é muito fraco, mas com a gravidade, vem descendo e chega a 45, 50 nós. Neste local, precisa levar equipamentos de reserva, de avalanche e de segurança. Ficamos uma semana na expedição – narra Oksman.

Agora, depois dessas aventuras em baixas temperaturas, o médico vai encarar o calor dos Lençóis Maranhenses no Rally dos Ventos. Nesta competição, que acontecerá neste sábado, ele terá de velejar pelas águas e também nas dunas desta paisagem paradisíaca.

- O Rally dos Ventos me pareceu uma versão na água do Ragnarok. E a oportunidade de você velejar no meio dos Lençóis Maranhenses, no meio das lagoas, diante dos atletas de ponta, realmente me tentaram a fazer inscrição – completa o médico.