Medalha de ouro na Rio-2016 estreia inovação da Nike em Londres

Queniano Eliud Kipchoge correrá a Maratona de Londres com primeiro tênis de corrida da marca desenvolvido com o cabedal feito por impressão 3D

Eliud Kipchoge
Eliud Kipchoge ajudou a desenvolver o novo tênis de corrida da Nike (Foto: Divulgação/Nike)

Escrito por

Ouro na maratona na Olimpíada do Rio, o queniano Eliud Kipchoge correrá a Maratona de Londres, no domingo, com a mais recente inovação da Nike. Ele será o primeiro atleta a calçar o Nike Zoom Vaporfly Elite Flyprint, primeiro tênis de corrida da Nike desenvolvido com o cabedal feito por impressão 3D. O Flyprint é o mais leve e ventilado modelo já produzido pela marca.

A estrutura que forma a base do Nike Flyprint é produzida num processo chamado "solid deposit modeling" (moldagem por sedimentação sólida, ou SDM). Nele, um filamento de poliuretano termoplástico (TPU) em formato de espiral é desenrolado, derretido e sobreposto em camadas.

Nike Zoom Vaporfly Elite Flyprint
Nike Zoom Vaporfly Elite Flyprint em detalhes (Foto: Divulgação/Nike)

Kipchoge participou do desenvolvimento do novo tênis. Os estudos para atender às necessidades do queniano começaram no início deste ano. Depois da fase de prototipagem, quando centenas de possibilidades foram testadas antes da impressão, uma versão foi escolhida e produzida. O novo método apresenta duas vantagens em relação ao processo tradicional. Em primeiro lugar, é possível ajustar localmente linhas específicas do material, sem prejudicar a estrutura como um todo. Além disso, a agilidade entre um protótipo e outro significa que a fase de testes e revisões é consideravelmente mais rápida. Resumindo: o Flyprint garante design de altíssima fidelidade, grandes benefícios para os atletas e o menor tempo de criação.

Um benefício do tecido 3D em relação aos materiais tradicionais 2D é o dinamismo criado por uma nova interconexão nos fios. A natureza fundida do material representa uma vantagem do Flyprint. Um exemplo: um tecido com trama costurada ou tricotada traz uma resistência imposta pelo entrelaçamento dos fios; já no tecido impresso, as intersecções fundidas asseguram uma contenção mais precisa. O Flyprint também é mais leve e ventilado do que outros materiais usados anteriormente pela Nike.

Neste fim de semana, uma tiragem limitada do Nike Zoom Vaporfly Elite Flyprint será vendida apenas em Londres, pelo aplicativo da Nike.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter