Mayra e Marcelo Melo são eleitos os Atletas do Ano em premiação do COB

Judoca, que faturou o bicampeonato mundial no ano passado, e tenista, que fechou o ano como líder do ranking de duplas da ATP, celebram conquista inédita após baterem na trave<br>

Mayra Aguiar e Marcelo Melo foram eleitos os Atletas do Ano no Prêmio Brasil Olímpico
Divulgação

Escrito por

O Prêmio Brasil Olímpico consagrou nomes inéditos na categoria de Atleta do Ano de 2017. A judoca Mayra Aguiar e o tenista Marcelo Melo foram eleitos os destaques da última temporada, que deu largada ao ciclo de Tóquio-2020. Eles receberam o título nesta quarta-feira, durante cerimônia do evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Ambos já haviam sido indicados em outras ocasiões, quando estiveram em alta, e bateram na trave. A gaúcha entrou na disputa em 2014, mas perdeu para as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze. Em 2015, o mineiro não conseguiu derrotar o badalado Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade.

Dona de dois bronzes olímpicos, em Londres-2012 e na Rio-2016, Mayra se tornou a judoca brasileira com maior número de medalhas no Campeonato Mundial (cinco), após se tornar bicampeã na categoria até 78kg, em Budapeste (HUN). O ouro anterior veio em 2014. 

- Muita gente não sabe, mas meu 2017 começou conturbado. Fiz uma cirurgia no ombro e começou bem ruim. Algo que o judô me ensinou foi cair. Parar o que você ama é muito difícil, e eu tive que parar. Agradeço aos médicos que fizeram de tudo para me 'remendar' - disse Mayra, que derrotou Ana Sátila, da canoagem slalom, e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática.

Melo, por sua vez, encerrou a temporada como líder do ranking mundial de duplas da ATP, ao lado de polonês Lukasz Kubot. Foram seis títulos ao longo do ano, sendo o mais importante o de Wimbledon. Ele saiu com dois prêmios, já que também foi eleito o melhor de seu esporte no ano.

- Wimbledon era meu sonho e de 100% dos tenistas. Quem é atleta e pai de atleta sabe do nosso sofrimento. Tenho muito orgulho de representar meu país. Em todo lugar do mundo encontro brasileiros. Agradeço aos meus pais que me apoiaram desde pequeno - disse Melo, que bateu Evandro/André, do vôlei de praia, e Caio Bonfim, do atletismo.

Já o público elegeu Bonfim como Atleta da Torcida. No Mundial de Londres, em agosto do ano passado, ele faturou o bronze na marcha atlética 20km e alcançou um resultado inédito para a história do esporte.

- Um esporte que sempre foi discriminado, conhecido por aparecer um homem rebolando, ganhar uma votação popular assim é muito importante. Agradeço à minha mãe que foi sempre um exemplo para mim - disse Caio.

Vôlei marca presença com tricampeão e homenagem

Campeão do Grand Prix e prata na Copa dos Campeões do ano passado, José Roberto Guimarães, da Seleção Brasileira feminina de Vôlei, recebeu o troféu de melhor técnico de modalidades coletivas. Em noite de homenagem a Bebeto de Freitas, que morreu neste mês, o tricampeão olímpico se emocionou ao lembrar de seu mentor.

- Perdemos o Bebeto em um momento triste, de maneira rápida. Há pessoas que marcam a vida da gente e quando se vão deixam algo sublime. Ele deixou um legado para o esporte e o vôlei brasileiro. Fica a minha gratidão por tudo o que ele fez - disse o técnico tricampeão olímpico.

Já nas modalidades individuais, pela primeira vez dois técnicos foram homenageados de uma só vez pelo mesmo trabalho: Mario Tsutsui, da Confederação Brasileira de Judô, e Antonio Carlos Pereira, o Kiko, da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), em reconhecimento ao trabalho com Mayra.

Dono de duas medalhas olímpicas, Lars Grael foi homenageado com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que celebra grandes nomes que representem os valores positivos do esporte, como ética, respeito e companheirismo.

A eleição dos Atletas do Ano e dos destaques de cada modalidade é feita por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades.

Os destaques de cada modalidade

Atletismo: Caio Bonfim
Badminton: Ygor Coelho
Basquete: Vitor Benite
Basquete 3x3: Luiz Felipe Soriani
Beisebol: Eric Eiji Taniguchi Pardinho
Boxe: Beatriz Ferreira
Canoagem Slalom: Ana Sátila
Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX (Freestyle): Eduarda Bordignon
Ciclismo BMX (Racing): Priscilla Carnaval
Ciclismo Estrada: Flávia Paparella
Ciclismo Mountain Bike: Henrique Avancini
Ciclismo Pista: Gabriela Yumi Nishi Gomes
Desportos na Neve: Michel Macedo
Desportos no Gelo: Edson Bindilatti e Edson Martins
Escalada Esportiva: Felipe Ho Foganholo
Esgrima: Nathalie Moellhausen
Futebol: Luan Guilherme de Jesus Vieira
Ginástica Artística: Thais Fidelis
Ginástica Trampolim: Camilla Gomes
Ginástica Rítmica: Jéssica Sayonara Maier
Golfe: Herik Frederico Machado Oliveira
Handebol: Eduarda Amorim
Hipismo adestramento: João Victor Oliva
Hipismo CCE: Márcio Carvalho Jorge
Hipismo saltos: Pedro Veniss
Hóquei sobre grama: André Luiz Couto
Judô: Mayra Aguiar
Karatê: Douglas Brose
Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis
Maratona Aquática: Ana Marcela Cunha
Natação: Bruno Fratus
Nado Sincronizado: Maria Clara Lobo
Pentatlo moderno: Danilo de Moraes Fagundes
Polo Aquático: Illana Pinheiro
Remo: Uncas Tales Batista
Rugby: Rachel Cristina Kochhann
Saltos Ornamentais: Isaac Nascimento de Souza Filho
Skate: Pedro Barros
Softbol: Fernanda Ayumi Shiroma
Surfe: Gabriel Medina
Taekwondo: Iris Sing
Tênis: Marcelo Melo
Tênis de mesa: Hugo Calderano
Tiro com arco: Marcus Vinícius D´Almeida
Tiro esportivo: Felipe Wu
Triatlo: Vittória Lopes de Mello
Vela: Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei: Natália Zilio
Vôlei de praia: André Stein e Evandro Gonçalves
Wrestling: Joilson de Brito Ramos Jr.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter