Macaé reage, vira no último quarto e conquista primeira vitória no NBB

Equipe do Norte Fluminense sai atrás, mas consegue recuperar desvantagem de 16 pontos

Macaé vence o Rio Claro (Foto: Raphael Bózeo)
Macaé venceu o Rio Claro (Foto: Raphael Bózeo)

Escrito por

Foi difícil, foi suado, foi com emoção, mas depois de duas derrotas nas duas primeiras rodadas, o Macaé Basquete enfim venceu sua primeira partida na temporada 2015/2016 do NBB. Após ver o Rio Claro Basquete abrir 16 pontos de frente logo no período inicial (26 a 10), a equipe do técnico Léo Costa não jogou a toalha, virou o jogo no último quarto e saiu do Ginásio Juquinha, nesta quarta-feira, com um emocionante resultado positivo, por 84 a 80. 

Nas outras partidas da noite, a Liga Sorocabana venceu o Vitória, por 71 a 69, em Sorocaba, enquanto o Paulistano triunfou sobre o Basquete Cearense, em São Paulo, por 108 a 101.

Para sair de quadra com a vitória, o Macaé contou com a força de seu coletivo. Seis atletas registraram mais de dez pontos na partida, muitos deles anotando a maior parte de seus tentos no segundo tempo: Mosso (18, sendo dez no segundo tempo), Caleb Brown (14, dez deles no segundo tempo), Pedrinho Rava (13, sete depois do intervalo), Murilo Veloso (12) e Márcio Dornelles (11).

Quando o cronômetro apontava três minutos para o fim do terceiro quarto, o Rio Claro tinha oito pontos de vantagem (58 a 50), mas a partir daí, o Macaé iniciou uma incrível reação e virou o jogo através de uma corrida de 16 a 4 entre no final da terceira e o começo da última etapa (66 a 62). Depois da virada, a confiança ficou do lado dos donos da casa, que ainda chegaram a abrir sete pontos (75 a 68) na reta final do duelo.

Período em que se iniciou a reação macaense, o terceiro quarto foi dominado pelo time da casa. Na pontuação, o esquadrão do litoral norte fluminense anotou 25 dos 38 que tentou (65,8% de aproveitamento). Na parcial final, a porcentagem de acerto dos comandados do técnico Léo Costa continuou alta, e a 24 pontos foram convertidos em 41 arremessados (58,% de aproveitamento). No total do segundo tempo, a equipe vencedora teve 49 pontos em 79 (62% de aproveitamento).

Antes da partida, o pivô Atílio, do Rio Claro, foi homenageado pelo Macaé Basquete pelo glorioso período em que jogou por lá. O atleta defendeu as cores macaenses por três temporadas e foi essencial no processo de subida da equipe para a elite do basquete nacional e teve seus esforços reconhecidos com uma linda placa entregue das mãos do técnico Léo Costa.

Pelo lado do Rio Claro, o pivô Daniel Alemão viveu uma noite de gala e deixou a quadra com expressivos 23 pontos em 32 tentados (71,9% de aproveitamento), mais nove rebotes, quatro roubos de bola e sonoros 32 de eficiência. Além dele, seu companheiro de garrafão Teichmann também se sobressaiu e anotou 18 pontos e quatro sobras.

Com o resultado, o Macaé conheceu sua primeira vitória na temporada 2015/2016 do NBB e agora tem campanha de um triunfo e duas derrotas (33,3% de aproveitamento), mesmo desempenho do Rio Claro, que conheceu seu segundo revés consecutivo, já que perdeu para o CA Paulistano na última rodada.

Depois de sentir o gosto da vitória pela primeira vez no campeonato, a equipe macaense terá como próximo adversário o embalado e invicto CA Paulistano, somente na próxima quarta-feira (18/11), fora de casa, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30. Já o Rio Claro buscará sua reabilitação no NBB diante do atual tricampeão Flamengo, também longe de seus domínios, nesta sexta-feira (13/11), no Ginásio Hélio Maurício (Gávea), no Rio de Janeiro (RJ), às 20h.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter