Luiz Alberto de Araújo retorna às competições após Rio-2016

O decatleta foi o décimo na última Olimpíada participa, neste final de semana, do Hypo Meeting, em Götzis, na Áustria

Luiz Alberto de Araújo
Luiz Alberto de Araújo disputará o Troféu Brasil de atletismo  Agência Luz/B3 Atletismo

Escrito por

O decatleta Luiz Alberto de Araújo compete, neste final de semana, no Hypo Meeting, em Götzis (AUS),  o mais tradicional torneio de provas combinadas. O brasileiro fará sua primeira aparição em competições após a Rio-2016, quando conquistou a décima colocação e alcançou seu recorde pessoal (8.315 pontos).

O resultado de Luiz Alberto na Olimpíada já é índice para o Mundial de Londres - a marca mínima é 8.100 pontos. Mas o decatleta, que precisa estar entre os 40 melhores do ranking olímpico da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) para ser convocado, quer mostrar que está em boa forma técnica e física.

- Quero fazer novamente o índice para o Mundial para mostrar que estou bem e que objetivo participar desta competição. Por isso, a primeira expectativa em Götzis é fazer acima dos 8.000 pontos. Essa é uma competição em que vão estar todos os atletas que devem ir ao Mundial, então, será muito forte - explica Luiz Alberto.

O decatlo é composto por dez provas (100 m, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura, 400 m, 110 m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500 m) e realizado em dois dias. O resultado de cada uma das provas é convertido em uma pontuação, de acordo com tabela publicada pela IAAF, e a somatória dos pontos em cada evento dá o resultado final.

Desde março, Luiz Alberto disputou várias das provas individuais que compõem o evento combinado em torneios da Federação Paulista de Atletismo - na última delas, o Circuito Ouro Quinta Etapa, alcançou a melhor marca pessoal no lançamento do disco (48,62 m).

- Fazia tempo que eu não melhorava o resultado na prova do disco (desde 2011). Tenho melhorado as minhas provas nos últimos dois anos, mas nem sempre tenho conseguido fazer isso dentro de um decatlo. Agora, quero melhorar o disco, a vara e o altura dentro de um decatlo, para que o resultado final possa ser melhor.

Luiz chegou a entrar no decatlo da Etapa Regional do Campeonato Paulista, em São Bernardo do Campo, em março, tendo concluído nove das dez provas - não disputou os 1.500 m.

- O objetivo na competição era alcançar o índice para o Troféu Brasil, uma exigência da Confederação Brasileira de Atletismo. Faltou correr a última prova, mas o Luiz fez um bom decatlo para o início de temporada, com 7.284 pontos - explica o técnico Edemar Alves.

Luiz Alberto e Edemar viajaram para a Áustria no domingo. Desde então, realizaram treinos no local de competições, o Mösle Stadium. Após Götzis, Luiz Alberto retorna para São Caetano do Sul para os preparativos finais da disputa do Troféu Brasil, entre os dias nove e 11 de junho, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter