Luciano Burti compartilha experiência com jovens pilotos

Jovens de 6 a 12 anos contaram com a visita do ex-piloto de Fórmula-1 na segunda fase da Escola de Kart

Luciano Burti com alunos no evento de encerramento da 2ª fase da Escola de Kart
Luciano Burti  participou de evento com jovens pilotos Divulgação

Escrito por

Imagine poder aprender o esporte que você mais gosta, contar com toda a estrutura para crescer na modalidade, receber apoio para evoluir na vida e ainda ter a oportunidade de conhecer grandes ídolos. Tudo isso aconteceu na segunda fase do projeto Escola de Kart Shell e Comgás, que teve sua festa de encerramento na noite da última quarta-feira, em um restaurante próximo do Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.

No evento, os alunos receberam os diplomas de conclusão, além de contarem com uma palestra com o comentarista e piloto Luciano Burti. Cerca de 130 pessoas participaram da festa, entre alunos, pais e instrutores. E todos tiveram a oportunidade de ouvirem alguns conselhos do ex-piloto de testes da Ferrari na Fórmula-1, com passagens como titular das equipes Jaguar e Prost na categoria, além de diversas provas disputadas pela Stock Car.

- Tentei passar para eles algo que eu queria, de repente, ter ouvido de alguém no começo. Às vezes, a gente fala alguma coisa que nem todo mundo ouve, porque não entende exatamente o efeito das coisas que pretendemos passar. Mas as coisas são simples. Muita gente pensa no automobilismo como algo complicado. Mas alguns pontos simples são determinantes para você alcançar um bom resultado no fim. Na minha carreira, foi muito isso. Sempre tive muita dedicação, foco... Foi isso que me ajudou. Se puder passar algo, tomara que tenha conseguido, é isso - contou Burti, que completou: 

- É uma iniciativa muito importante, raro no Brasil. Talvez, seja a primeira vez que eu veja algo de verdade sendo feito. Tomara que tenha uma continuidade boa. Se isso continuar, com o tempo vai ganhando conteúdo para formar novos pilotos, algo que o Brasil está atrasado. Lá fora, tem diversos países fazendo esse trabalho.

A Escola de Kart conta com instruções teóricas e práticas para a garotada de 6 a 12 anos, além de ter palestras com personalidades do esporte a motor. Além de Luciano Burti, Tony Kanaan foi um dos pilotos a inspirar os alunos do projeto. O foco do projeto é formativo, não competitivo. A ideia, de fomento ao esporte, é que os garotos peguem gosto pela velocidade e tenham acesso ao esporte a motor. Talentos que despontem para as pistas serão bônus adicionais da empreitada.

Aos 12 anos, Mayara de Oliveira decidiu deixar as brincadeiras consideradas comuns para sua idade para realizar um sonho:

- Via meu pai correndo, ele faz algumas corridas. Aí, me interessei pelo automobilismo e gostei. Quando falo para minhas amigas, elas falam: ‘Nossa, você faz kart?’ Mas para mim é muito bom. É uma oportunidade muito boa. Achei muito legal as palestras. São pessoas famosas que a gente acaba conhecendo e aprendendo com eles.

Já Desiree Gonçalves, mãe do garoto Davi, de 11 anos, não escondeu o orgulho de poder ver o filho no projeto. Mesmo que, às vezes, ainda exista a preocupação com a velocidade.

- Como mãe, a gente fica com o coração na mão. Mesmo quando não é nosso filho, no momento que tem uma rodada ou uma batida, a gente já fica apreensiva. Mas tem de aprender a lidar com isso. Sempre falamos para tomar cuidado, mas tem de ser ousado. Precisamos aceitar. Tem de fechar o olho para segurar as pontas - declarou Desiree.

- O mais legal no curso foi a parte técnica. A equipe que sempre ajuda, os professores também. É bem legal tudo isso. Também achei muito inspiradoras as palestras, como a de hoje com o Burti - completou Davi.

A próxima fase da Escola de Kart tem início em junho, com instruções teóricas e práticas no Kartódromo da Granja Viana, um dos mais importantes do país.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter