Judô: Maria Suelen arrasa líderes do ranking e leva ouro em Dusseldorf

Brasileira, na categoria pesado, vence as cinco lutas na etapa alemã. Quatro foram por Ippon, dois  deles sobre a líder e vice do ranking. Foi a única medalha brazuca no torneio 

HOME - Maria Suelen é campeã do Grand Prix de Dusseldorf (Foto: Reprodução/IJF)
Maria Suelen Altheman deu show na Alemanha e confirma: após um ano de lesões, deu a volta por cima, venceu a campeã mundial por ippon em menos de um minuto e pode sonhar alto em 2016  (Foto: Reprodução/IJF)

Escrito por

O Brasil ganhou uma medalha de ouro no último dia do GP de Dusseldorf, na Alemanha. Foi com a pesado Maria Suelen Altheman, que venceu as suas cinco lutas de forma impecável, as duas últimas conseguindo ippons contra as primeiras colocadas do ranking. Foi a única medalha brazuca na etapa (até então a melhor posição era o quinto lugar de Rafaela Silva, na categoria leve).
.
Suelen foi muito bem, vencendo quarto das cinco lutas por Ippon. Começou derrotando Javzmaa Odkhuu da Mongólia na primeira rodada. Em seguida passou pela alemã Yasmin Kuebs e pela francesa Lucie Louette (a única que não perdeu por ippon).

Nas semifinais, bateu a chuinesa Ma Sisi - atual número 2 do mundo - com um belo ippon com dois minutos de luta. A decisão foi contra outra chinesa, Yu Song, primeira colocada do ranking e campeã mundial. Com menos de um minuto a brasileira conseguiu um Ippon (na soma de wazaris por imobilização).

A conquista ratifica a volta por cima de Maria Suelen, paulista de 27 anos, bi-vice-campeã mundial (2013 e 2014), mas que que na temporada de 2015 viveu às voltas com várias lesões e não obteve resultados relevantes. Antes de Dusseldorf, ela já havia sido medalha de bronze no GP de Roma.

Outros brazucas


Além de Suelen, outros dois brasileiros foram ao tatame na etapa, mas não foram longe. Na categoria meio pesado, Rafael Buzacarini ganhou a primeira luta, contra o estoniano Grigory Minaskin, mas parou no russo Adlan Bisultanov (que terminou com o bronze). Já no pesado, Rafael Silva, o Baby, depois de derrotar o cazaque Yerzhan Shynkeyev, acabou perdendo para o cubano Alex Garcia.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter