Yuki Kawauchi

Atleta amador já bateu o recorde mundial da meia maratona entre pessoas que correm fantasiadas (Foto: AFP)

LANCE!
16/04/2018
18:09
Rio de Janeiro (RJ)

A Maratona de Boston teve um vencedor inusitado. Detentor do recorde mundial da meia-maratona entre pessoas que correm vestidas de panda, o japonês Yuki Kawauchi foi além e venceu nada menos que a Maratona de Boston, uma das mais importantes do mundo, desbancando atletas profissionais de ponta. 

Ele completou o desafio em 2h15m54s. A vitória veio com uma diferença de mais de dois minutos de vantagem sobre o queniano Geoffrey Kurui, que o  derrotou em Londres, no ano passado.

Sob forte chuva e com um percurso cuja largada era em maior altitude do que a chegada, Kawauchi superou um dos pelotões mais fortes da história e conseguiu ampliar os recordes que lhe colocam no Guinness Book. 

O japonês é o homem que mais vezes completou uma maratona em tempo abaixo de 2h20m, feito reconhecido pelo Guinness Book em março. 

Sem bolsa de organizadores para disputar suas provas, Kawauchi tem diversos resultados expressivos. O japonês já venceu em Zurique, na Suíça, e Sydney, Austrália), e foi ao pódio nas maratonas de Tóquio e Fukuoka. 

Em Boston, o pódio foi completado pelos americanos Shadrack Biwott, Tyler Pennel e Andrew Bumbalough.