Interlagos recebe etapa inicial do Circuito Brasileiro de Rollerski 2016

Com grandes disputas e adrenalina, principais esquiadores do Brasil marcaram presença no Kartódromo Ayrton Senna, no último sábado

Com grandes disputas, Interlagos abre o Circuito Brasileiro de Rollerski
Com grandes disputas, Interlagos abre o Circuito Brasileiro de Rollerski (Foto: Divulgação/CBDN)

Escrito por

A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski foi disputada no último sábado, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, com a realização de provas de Sprint e Perseguição. A competição contou com a presença de mais de 40 atletas, divididos em seis diferentes categorias, e interessantes disputas entre os principais esquiadores do país.

Atual campeão do Circuito, Victor Santos faturou mais uma vez dois ouros na competição, comprovando a boa fase após a temporada europeia. Paulo Santos e Vítor Melo dividiram as pratas e bronzes das provas de Sprint e Perseguição, respectivamente. Bruna Moura, que defende o título da última temporada, também começou bem o ano, vencendo as duas provas.

Entre os mais jovens, Altair Firmino, de 15 anos, que recentemente disputou os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Lillehammer (NOR), destacou-se com duas vitórias na categoria sub-20. Rhaick Bomfim, de 14 anos, ficou com a prata na Perseguição e bronze no Sprint, enquanto Lucas Martins, de 16 anos, foi terceiro e segundo, respectivamente.

- Foi muito interessante a realização da prova em Interlagos, que possibilita a participação de muitos atletas . Para alguns, como os da equipe Júnior e Adulta nacionais, marcou o encerramento da temporada após 90 dias na Europa. Ao mesmo tempo, a competição marcou o início de um novo ano para jovens atletas que buscam uma oportunidade entre os principais do país. A integração e trocas de experiências entre esses atletas são importantes - avaliou Leandro Ribela, treinador da equipe nacional de Cross Country.


O desempenho visto em Interlagos mostra os resultados do programa de treinamentos realizado pela equipe nacional, com destaque para os atuais campeões do Circuito.

As boas fases de Victor (Santos) e Altair (Firmino) foram confirmadas. Ambos conseguiram bons resultados na Europa e, mesmo depois de algumas semanas do fim da temporada na neve, mantiveram a boa forma e cumpriram os objetivos de treinamento aqui no Brasil. Agora, é hora de descansar e de começar um novo ciclo”, comentou o treinador da equipe e ex-atleta olímpico (Vancouver-2010 e Sochi-2014).

Para atletas abaixo dos 16 anos foi realizada uma competição de Cross Country Cross, que faz parte do programa olímpico da juventude, com apoio da Federação Internacional de Ski (FIS) e o programa SnowKidz, que busca apresentar e envolver jovens na prática das modalidades de neve.

A competição ainda contou com a participação de seis atletas paralímpicos, integrantes do Projeto da Fundação Agitos, em parceria com CPB e CBDN, para desenvolvimento do Cross Country no Brasil. Três atletas na categoria sitting, dois na standing e um na visual impaired competiram em Interlagos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter