Halterofilistas brasileiros competem e preparam estratégia para os Jogos Paralímpicos

Modalidade terá quatro representantes no Rio 2016 e competidores querem <br>concluir preparação com grande desempenho


Escrito por

Começa nesta sexta-feira, em São Paulo, o Circuito Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo. A competição nacional é a última das três modalidades antes dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e terá grande importância para os atletas na reta final de preparação para o mais importante compromisso do ano. Ao todo, 636 competidores participam desta etapa do Circuito, que se estende até o domingo, com provas no novíssimo Centro de Treinamento Paralímpico.

Nesta sexta-feira, o evento será aberto com provas de halterofilismo. Entre os inscritos estão os quatro levantadores de peso brasileiros classificados para os Jogos: Bruno Carra, Evânio Rodrigues, Márcia Menezes e Terezinha Mulato.

Para Bruno Carra, a etapa será mais um momento decisivo na preparação para o Rio 2016.

- Vamos usar a performance como um marcador. A gente tem que deixar o desempenho com quase zero de erro para entrar nos dias restantes de forma positiva. A meta aqui será bater recorde brasileiro para chegar aos Jogos confiante e lutar pela medalha - analisou o atleta.


A opinião é dividida com Márcia Menezes. Responsável pela primeira medalha entre adultos em mundiais da modalidade, Márcia espera boas marcas no Circuito para embalar de vez para o maior evento paradesportivo do ano.

- Eu quero brigar por medalha no Rio e para isso preciso ir bem aqui. Há alguns meses, fiz minha melhor marca na Malásia, mas o movimento não valeu. Quero repetir aqui os 119kg, mas desta vez com as bandeiras brancas (validação do levantamento) - contou Márcia.

As competições de atletismo e natação, por sua vez, terão caráter decisivo. As duas modalidades têm no evento deste fim de semana a última chance de os atletas obterem marcas que os classifiquem para a disputa dos Jogos Rio 2016.

Na natação, o Brasil será representado por 32 atletas - 19 homens e 13 mulheres. A alocação das vagas foi feita pelo Comitê Paralímpico Internacional. O Rio 2016 marcará a primeira vez que o CPB levará uma equipe deste tamanho na modalidade. Antes, o número máximo de nadadores que o Brasil havia levado aos Jogos era de 24, em Pequim 2008.

A equipe de atletismo será ainda maior. Foram alocadas 61 vagas para brasileiros, sendo 37 homens e 24 mulheres. Responsável por 18 medalhas (sete ouros, oito pratas e três bronzes) nos Jogos de Londres 2012, a delegação será também fechada após o evento que ocorrerá na pista do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

A imprensa interessada na cobertura da segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação não precisará de credenciamento. Bastará comparecer ao local das competições e buscar por um dos representantes da Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Serviço: Circuito Loterias Caixa – 2ª etapa nacional - São Paulo (SP)
Data: 15 a 17 de julho
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP) - ao lado do São Paulo Expo
Horários
Sexta-feira (apenas halterofilismo): sessões às 10h e às 16h
Sábado (todas as modalidades) das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h

O Circuito

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter