NBB CAIXA - Flamengo bate Pinheiros em SP e larga na frente nas quartas de final

Flamengo disputa os dois proximos jogos em casa (Ricardo Bufolin/ECP)

LANCE!
22/04/2017
13:47
São Paulo (SP)

O Flamengo iniciou sua trajetória nas quartas de final com a mão direita. Na noite desta sexta-feira, o atual tetracampeão do NBB foi a São Paulo (SP) e conquistou uma bela vitória fora de casa sobre o E.C. Pinheiros, no lotado Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, pelo placar de 96 a 85, o que o deixou com vantagem na série: 1 a 0.

Na hora do aperto, Marquinhos chamou a responsabilidade e decidiu. Com 22 pontos, sendo dez deles no último quarto, o camisa 11 liderou a virada rubro-negra no último quarto e foi o grande destaque da equipe na partida. O atleta fez um acompanhamento nutricional especial antes dos playoffs, perdeu alguns quilos e mostrou total disposição principalmente nos dez minutos finais.

Mas não foi só Marquinhos que contribuiu efetivamente para o triunfo rubro-negro. Vindo do banco, Rafael Mineiro fez 15 pontos e viveu uma de suas melhores atuações nos últimos dois meses. O garrafão titular também apareceu bem: Olivinha registrou 13 pontos e oito rebotes e JP Batista registrou 14 dos 18 pontos que tentou.

Depois do primeiro duelo na capital paulista, a série migrará para o Rio de Janeiro, onde as equipes farão os dois próximos duelos, ambos no Tijuca Tênis clube: o primeiro nesta segunda-feira, às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV, e o outro na quarta-feira, no mesmo horário, este ao vivo no #NBBnaWeb via Facebook Live na página do NBB.

Duas séries iniciam neste sábado

O sábado do fã de basquete terá regado de playoffs. Às 14 horas, Paulistano/Corpore e Franca Basquete abrirão uma das séries quartas de final, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo da Band. Mais tarde, às 19 horas, Universo/Vitória e Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), este ao vivo no #NBBnaWeb via Facebook Live na página do NBB.

Brasília vence primeiro duelo contra o Bauru


O UniCEUB/BRBCARD/Brasília abriu as quartas de final do NBB com uma emocionante vitória fora de casa. Na noite da última quinta-feira, no Ginásio Panela de Pressão, o time da capital federal venceu o Gocil/Bauru Basket na prorrogação, pelo placar de 88 a 87, e largou na frente no duelo por um lugar nas semifinais da competição nacional.

A partida foi acirrada do início ao fim e teve um desfecho dramático. No tempo normal, Fúlvio converteu arremesso de três pontos a 20 segundos do fim, empatou o placar em 74 a 74 e a decisão foi para a prorrogação. Depois, no tempo extra, Bauru teve direito ao último ataque e desperdiçou a chance de virar a partida nos segundos finais.

Guilherme Giovannoni e Fúlvio foram os caras do triunfo candango. O ala/pivô teve grande atuação e foi o cestinha da partida, com 32 pontos, sendo 24 deles entre o segundo tempo e a prorrogação. Já o armador deixou a quadra com 22 pontos (5/7 nas bolas de 3), sete rebotes e seis assistências.

- Estou muito feliz pela vitória. Mas um jogo como esse, decidido apenas na prorrogação e por um ponto mostra o equilíbrio entre essas duas equipes. Abrimos a série com uma grande vitória, mas isso não significa absolutamente nada. Sabemos que os próximos jogos vão ser assim e temos que estar focados para seguir em busca do nosso objetivo - disse Giovannoni.

Principal cestinha do Brasília na fase de classificação, Lucas Mariano foi muito acionado por seus companheiros, mas teve dificuldades para pontuar no garrafão bauruense. Ainda assim, o pivô marcou 17 pontos e ainda garantiu um duplo-duplo ao apanhar 11 rebotes. Do lado bauruense, o destaque ficou por conta de Alex Garcia, cestinha da equipe, com 25 pontos. Na prorrogação, o Brabo teve grande desempenho e marcou nove dos 13 pontos da equipe paulista.

- Tivemos a chance de ganhar o jogo, mas no final escapou. Foi um jogo muito equilibrado, mas agora precisamos ter cabeça pra vencer lá em Brasília - disse Alex.

Jogando em casa, Bauru teve duas chances para ganhar o jogo. No último lance do quarto período, após Fúlvio empatar o jogo, os donos da casa tiveram a posse de bola e Léo Meindl errou tentativa para três pontos. Já na jogada final da prorrogação foi a vez de Gui Deodato desperdiçar arremesso de longa distância.

Os dois próximos jogos da série acontecerão na capital federal. O Jogo 2 será disputado neste domingo, às 18 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Depois, as equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira, às 21h30, novamente ao vivo no SporTV.