Fechado desde dezembro, Parque Radical do Rio é reaberto

O palco da canoagem slalom e do ciclismo BMX na Rio-2016 ficará aberto à população e também receberá atletas de alto rendimento

O Circuito de Canoagem Slalom da Rio-2016 (Foto: Renato Sette Câmara)
Dois Mundiais de canoagem slalom serão disputados no Parque Radical (Foto: Renato Sette Câmara)

Escrito por

Fechado desde o dia sete de dezembro de 2016, o Parque Radical de Deodoro (RJ) foi reaberto para o público. O fechamento deveu-se à troca de prefeitura. Como o contrato com a empresa que geria o parque encerrou-se no final do ano passado, a Casa Civil iniciou a busca por um novo parceiro para manter o equipamento funcionando. 

Além de ficar aberto ao público, o local também sediará treinamentos de atletas de alto rendimento. O local comporta as seguintes modalidades: canoagem slalom, mountain bike e ciclismo BMX. Escolinhas de natação devem ser oferecidas em breve. 

- Aqui no Parque Radical nós estamos começando um novo ciclo da Prefeitura. Vamos começar abrindo aos domingos, depois ampliando aos sábados até chegarmos aos dias da semana. O custo é grande, mas o benefício é enorme - disse o prefeito carioca, Marcelo Crivella.

O local estará disponível para treinos a partir da próxima semana. O time de canoagem está ansioso para poder usufruir da estrutura.

- Nós esperávamos por isso. E eu sempre defendi essa ideia de um parque público com uma escola completa de canoagem, usando o modelo de Foz do Iguaçu, que é o nosso exemplo da canoagem slalom. A reabertura do parque vai dar a possibilidade de a nossa equipe treinar mantendo os dois canais, Itaipu e Rio de Janeiro. Na América Latina são os dois únicos canais e sem dúvida é uma alegria muito grande estar aqui na reabertura desse equipamento - defendeu o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner. 

O cartola também anunciou que o Parque Radical será sede de dois Campeonatos Mundiais.

- Nós temos dois Mundiais marcados para o Rio de Janeiro. Em setembro de 2018, faremos o Mundial sênior e, em maio de 2019, o Mundial sub-23, além da classificatória olímpica continental para 2020. Nós temos também o Rio Open, na quarta semana de março, uma competição internacional, e temos certeza de que esse intercâmbio vai elevar o nível do nosso pessoal.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter