Robert

Robert Scheidt e Henry Boening caíram três posições em Nassau (Foto: Divulgação)

Jonas Moura
01/12/2016
20:22
Enviado Especial a Nassau (BAH)

As Bahamas reservaram algumas surpresas para o Brasil na quarta edição da Star Sailors League. Nesta quinta-feira, a falta de ventos prejudicou os planos das três duplas verde e amarelas que disputam o evento em Nassau.

A parceria mais bem colocada do país, formada pelo bicampeão olímpico Robert Scheidt e por Henry Boening, o Maguila, caiu da liderança para a terceira colocação geral, após sofrer com o clima na Baía de Montagu. O dia teve três regatas, e os velejadores fizeram apenas um 16º, um 11º e um quinto lugar.

– A terceira regata acabou praticamente sem vento nenhum. Normalmente, Nassau é um lugar de ventos fortes, com boas condições de velejar. A semana está um pouco atípica. Mas pode acontecer em qualquer lugar – disse Scheidt, que ainda acredita no título no sábado.

A liderança está com os americanos Mark Mendelblatt e Brian Fathi, com 24 pontos perdidos, seguidos pelos italianos Diego Negri e Sergio Lambertenghi, com 30.

– A largada era um momento crucial. Infelizmente, não largamos bem e fomos mal taticamente, escolhendo o lado errado da flotilha. Os nossos dois adversários diretos foram bem, então perdemos pontos, mas está bom. Sabemos que que vale é o último dia (hoje) e ainda seguimos na briga – afirmou o brasileiro.

Seus compatriotas estão praticamente fora da fase decisiva. Torben Grael e Guilherme de Almeida fecharam em 17 (111 pontos perdidos), enquanto Jorge Zarif e Bruno Prada, que tiveram de solucionar a quebra do mastro no dia anterior, ficaram em 19 (127 pontos perdidos).

Depois de 11 regatas (com um descarte), previstas até sexta, a partir das 14h (de Brasília), dez barcos seguirão às quartas de final. A etapa decisiva, incluindo a final, acontece sábado.

A Star Sailors League reúne os 12 melhores colocados no ranking do circuito, entre proeiros e timoneiros, bem como 13 duplas convidadas. Scheidt conquistou o título na competição em 2013, ao lado de Prada.

A dupla vencedora da Star Sailors League leva para casa um prêmio de U$ 40 mil (cerca de R$ 140 mil).

* O repórter viaja a convite da Star Sailors League