EUA e Argentina confirmam participação no Desafio Raia Rápida

Disputa realizada no Parque Aquático Maria Lenk terá ídolos da natação como o bicampeão olímpico Anthony Ervin (EUA) e Federico Grabich (Argentina)

Anthony Ervin
Anthony Ervin (EUA) é uma das atrações do Desafio Raia Rápida (Foto: AFP)

Escrito por

Feras da natação mundial participam, neste domingo, do Desafio Raia Rápida, no Parque Aquático Maria Lenk (RJ). Os brasileiros Etiene Medeiros, Bruno Fratus e João Gomes Jr., além do italiano Fabio Scozzoli são alguns dos nomes mais badalados na competição. Além das estrelas já confirmadas, os times dos EUA e Argentina prometem belos confrontos dentro d´água. A equipe americana trará Anthony Ervin, bicampeão olímpico nos 50m livres. Já o destaque entre os hermanos é Federico Grabich, um dos melhores atletas da história da natação argentina.

A disputa será no domingo, mas nesta sexta-feira todos os atletas promoverão um treino aberto, além de participar de uma clínica de natação com crianças de projetos sociais. No domingo, os 16 nadadores competirão em provas individuais e por equipe nos 50m. Os brasileiros e americanos estiveram presentes em todas as edições desde 2012. Os italianos participam desde 2015, enquanto os argentinos farão sua estreia. Pela primeira vez, o Raia Rápida será disputado por homens e mulheres.

Entre os americanos...

A sensação do momento é o americano Anthony Ervin, que conquistou o ouro nos Jogos Rio-2016 e repetiu o feito que havia conseguido em Sydney-2000, quando também venceu os 50m livre. O experiente nadador dividirá a responsabilidade com Kendyl Stewart, bronze nos 100m borboleta no Pan-Pacífico de 2014. Hellen Moffitt é atual campeã mundial universitária dos 100m borboleta. Aos 22 anos, ela passa pelo melhor momento de sua carreira conseguindo pódios nas fortíssimas competições americanas e chegando a seleção dos Estados Unidos.

No Raia Rápida, Hellen reencontrará Elena Di Liddo e Daynara de Paula, adversárias que venceu na Universíade. Chuck Katis, bronze nas 100 e 200m peito no NCAA (Campeonato Universitário Americano) em 2015, fecha a equipe dos Estados Unidos. A equipe norte-americana lutará pelo bicampeonato no Desafio Raia Rápida.

Estreia dos 'hermanos'

Participando pela primeira vez do Desafio, os argentinos tentarão surpreender os rivais. Com nadadores experientes e especialistas em seus estilos, eles virão dispostos a brigar pelo título. Federico Grabich, do nado livre, é considerado um dos melhores atletas da história da natação argentina e já conquistou uma medalha de bronze nos 100m no Mundial de Kazan, em 2015. Já Andrea Berrino é uma grande conhecida do público brasileiro. Apesar de ser argentina, a nadadora, especialista em nado costas, compete no Brasil desde 2015 e inclusive venceu a prova dos 100m costas, no Troféu Maria Lenk, neste ano.

Completando a lista, Facundo Miguelena, nadador do estilo peito, é detentor de cinco recordes nacionais e também conquistou a medalha de bronze nos 100 e 200m no Sul-Americano de Mar del Plata, em 2014. E María Belén Díaz também é a atual recordista nos 50m borboleta, tanto em piscina curta, quanto longa. A atleta também é campeã sul-americana no revezamento 4x100m medley, em 2016, Assunção.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter