Kerschbaumer vence etapa Vallnord da Copa do Mundo de MTB; Avancini fica em quarto

Depois de iniciar a semana na segunda colocação do ranking mundial, feito inédito para um brasileiro, Avancini encerrou a etapa deste domingo&nbsp;com o tempo de 1h34min33s<br>

Henrique Avancini
Crédito: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Escrito por

O brasileiro Henrique Avancini voltou a se destacar na Etapa Vallnord da Copa do Mundo de mountain bike, porém a disputa em Andorra foi encerrada com uma vitória inesperada neste domingo. No masculino, o brasileiro terminou na quarta colocação, concluindo o percurso com o tempo de 1h34min33s, dois minutos a mais que o italiano Gerhard Kerschbaumer, que disparou na liderança e venceu com um minuto e 13 segundos de vantagem sobre o segundo colocado Nino Schurte. Mathieu Van Der Poe completou o pódio.

Apesar de o percurso ter contado com 1 km de subida, foi a altitude que afetou o desempenho dos competidores. Logo na largada, o campeão mundial Nino Schurter lançou sua tática de arrancar nos minutos iniciais para se isolar com apenas um adversário, mas acabou tendo os planos atrapalhados por Gerhard Kerschbaumer, que conseguiu a ultrapassagem enquanto o suíço perdia o controle da situação. Em seguida, Mathieu Van Der Poel cruzou a linha.

Outra intensa briga por posição foi protagonizada por Avancini ao lado do francês Jordan Sarrou. Em uma disputa acirrada, ambos trocaram posições durante todo o percurso, mas o brasileiro levou a melhor na última volta e aproveitou uma das subidas do trajeto para deixar o francês para trás e manter-se na quarta colocação até o final da prova.

Depois de iniciar a semana na segunda colocação do ranking mundial, feito inédito para um brasileiro, Avancini comemorou sua atuação na disputa.

- Na última semana, consegui meu primeiro pódio em etapas da Copa do Mundo de Cross Coutry. Hoje, eu não imaginava isso acontecendo. Como eu costumo dizer, não pedalo por mim. Eu pedalo pelo meu país e pelo meu esporte. Pedalo pelas coisas que eu acredito.

Na modalidade feminina, a brasileira Raiza Goulão encerrou a disputa em 30º lugar após realizar o percurso de seis voltas em 1h32min12s, nove minutos a mais que a vencedora da prova Gunn-Rita Dahle, que chegou ao pódio aos 45 anos, como a atleta mais velha a conquistar uma prova de Copa do Mundo de mountain bike. Jolanda Neff e Emily Batty fecharam o pódio respectivamente.

Segunda presença brasileira na disputa, Jaqueline Mourão ficou na 40ª colocação ao concluir a prova em 1h35min3s.

Veja a classificação da Etapa Vallnord da Copa do Mundo de mountain bike:
Elite - Feminino
1 - Gunn-Rita Dahle
2 - Jolanda Neff
3 - Emily Batty
4 - Anne Tauber
5 - Maja Wloszczowska

Elite - Masculino
1 - Gerhard Kerschbaumer
2 - Nino Schurter
3 - Mathieu Van Der Poel
4 - Henrique Avancini
5 - Jordan Sarrou

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter