Comitê Paralímpico Brasileiro divulga candidatos a prêmio de melhor atleta de 2016

Público poderá votar pela internet até a próxima segunda-feira, data da cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2016

Daniel Dias
Daniel Dias é um dos indicados ao prêmio (Foto: Cezar Loureiro/MPIX/CPB)

Escrito por

Depois de anunciar os 22 melhores atletas de cada modalidade em 2016, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apresentou na última terça-feira os seis candidatos ao prêmio de melhor atleta de 2016 (categorias masculino e feminino) no voto popular.

O público poderá votar pelo site do CPB até o dia 7 de dezembro, data da festa do Prêmio Paralímpicos 2016. Entre os homens, concorrem o nadador Daniel Dias, o velocista Petrúcio Ferreira e jogador de futebol de 5 Jeferson Gonçalves. Entre as mulheres, as candidatas são a saltadora Silvânia Costa, a lançadora Shirlene Coelho e a jogadora de bocha Evani Calado.

Daniel tornou-se o nadador paralímpico com mais conquistas em Jogos Paralímpicos depois do Rio 2016. Em terras cariocas, o atleta conquistou medalha em todas as nove provas que competiu. Ele já venceu o prêmio na votação popular em dois anos - 2011 e 2013. Já Petrucio Ferreira é um dos jovens talentos da Seleção de Atletismo. Em menos de dois anos de carreira, sagrou-se campeão paralímpico nos 100m no Rio de Janeiro e virou dono dos recordes mundiais dos 100m e dos 200m em sua classe, T47. Enquanto isso, Jeferson Golçalves é um dos craques da Seleção Brasileira de futebol de 5, que conquistou o quarto ouro consecutivo no Rio 2016. Jefinho, como é conhecido, foi o artilheiro da equipe na competição.

No lado feminino, Silvânia Costa é a atual recordista mundial e campeã mundial e paralímpica no salto em distância classe T11. No Rio 2016, a sul mato-grossense fez sua estreia em Jogos Paralímpicos da melhor maneira possível, conquistando o ouro na prova em que é especialista. Já Shirlene Coelho manteve a soberania no lançamento de dardo, ao alcançar o bicampeonato paralímpico na prova. Ela ainda levou uma prata no lançamento de disco. A outra candidata ao prêmio, Evani Calado, entrou para a história da bocha brasileira, ao subir ao lugar mais alto do pódio ao lado de Antônio Leme e Evelyn Vieira na disputa por equipes BC3 no Rio.

No Prêmio Paralímpicos 2016, além da divulgação dos melhores do ano por voto popular, serão premiados os melhores atletas em cada uma das 22 modalidades que fizeram parte do programa dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, os melhores técnicos de esporte individual e coletivo e o atleta revelação. Na festa, também haverá a entrega do Troféu Aldo Miccolis à personalidade que contribuiu para o desenvolvimento do esporte paralímpico.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter