judô

Judô brasileiro estreia nesta sexta-feira em Pan-Americano, na Costa Rica (Foto: Divulgação)

LANCE!
19/04/2018
18:07
Rio de Janeiro (RJ)

O Campeonato Pan-Americano de Judô começa nesta sexta-feira, 20, com onze brasileiros no tatame do Centro de Convenções El Pedregal, em San José, na Costa Rica. Os atletas desembarcaram na capital costarriquenha na tarde de quarta-feira e fizeram um treino leve na manhã desta quinta, quando serão sorteadas as chaves das 14 categorias em disputa.

Nessa edição, o Brasil contará apenas com judocas de até 25 anos, o que fez com que a média de idade da equipe caísse para 21 anos. A mais "experiente" do grupo é a meio-leve Jéssica Pereira, de 24 anos, que tentará defender o título conquistado em 2017, na Cidade do Panamá.

Jéssica, Tamires Crude, Yanka Pascoalino, Daniel Cargnin, Beatriz Souza, Eduardo Yudy Santos, Gustavo Assis Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves são os nove judocas convocados para as disputas individuais que já lutaram o Pan no ano passado, quando o Brasil foi campeão geral conquistando seis ouros, duas pratas e quatro bronzes.

Os outros nove são estreantes na competição mais importante do continente, como o peso-Leve David Lima, que buscou conselhos com seu colega de clube e de seleção, Alex Pombo, bicampeão pan-americano, em 2014 e 2015, para encarar os principais nomes de sua categoria nas Américas. Além dele, Larissa Farias, Kamila Silva, Alexia Castilhos, Bruna Silva, Laislaine Rocha, Ítalo Carvalho, Michael Marcelino e Jeferson Santos Júnior lutarão o Pan pela primeira vez. 

As lutas preliminares começarão às 12h e as disputas por medalhas serão a partir das 19h, no horário de Brasília.