Comitê Tóquio-2020 detecta excesso de bactérias em sede aquática

A entidade afirmou que busca solução para o local que receberá as competições ao ar livre nos Jogos Olímpicos da capital japonesa

Odaiba Marine Park da baía de Tóquio
Odaiba Marine Park receberá as provas de natação ao ar livre e triatlo (Foto: Divulgação/Twitter)

Escrito por

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 detectou uma concentração excessiva de bactérias na sede do Odaiba Marine Park, na baía da capital japonesa. O local receberá as competições de natação ao ar livre e triatlo. A organização anunciou que toma as medidas necessárias para solucionar a questão.

Segundo o relatório, os níveis superaram os padrões fixados pelas federações internacionais de ambas as modalidades. O comitê acredita que o problema deve-se à forte chuva que atingiu a região no último mês - maior índice dos últimos 40 anos.

- Os níveis não são os adequados. Esperamos que as autoridades locais e a organização façam o possível para que as competições e a saúde dos atletas não sejam comprometidas - disse John Coates, presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para 2020.

Os organizadores estudam utilizarem telas de proteção submarinas na região a fim de evitar o aumento das bactérias vindas do mar durantes os períodos chuvosos da região. 

- Consideraremos todas as medidas necessárias para que as provas se desenvolvam com normalidade - afirmou o diretor esportivo de Tóquio-2020 e ex-atleta olímpico Koji Murofushi.

Entre os meses de julho e setembro, os testes foram feitos 26 vezes, sendo apenas seis indicando o padrão mínimo para realizar as provas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter