COI define que Paris e Los Angeles sediarão os Jogos de 2024 e 2028

A entidade olímpica optou por premiar as duas cidades que mantiveram suas candidaturas durante o processo 

Logo olímpico Paris-2024 (foto: AFP)
Paris e Los Angeles já receberam quatro edições olímpicas  (foto: AFP)

Escrito por

Nesta terça-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que Paris (FRA) e Los Angeles (EUA) serão as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. Em decisão unanime, os membros da entidade resolveram presentear a persistência de ambas as cidades em sediar os Jogos de 2024. A decisão foi tomada na sede do COI, em Lausanne, Suíça, onde autoridades de ambas as candidatas apresentaram seus planos. 

Para levar a decisão adiante, deve ser realizado um acordo tripartite entre o COI e as administrações de Paris e Los Angeles para ser definida a sede de cada edição olímpica. Ambas as cidades manifestaram o desejo de receber a primeira, sendo que a segunda deve receber uma compensação financeira por aguardar 11 anos. A definição só acontecerá em 13 de setembro, durante a 130ª Sessão do COI, em Lima, no Peru.

Caso não haja um acordo, a reunião em Lima definirá apenas a sede de 2024, deixando outras cidades lançarem suas candidaturas para os Jogos de 2028. 

Os prefeitos de ambas as entidades afirmaram que podem trabalhar juntos para chegar a um acordo sobre quem será a sede de qual edição olímpica. A tendência é que Paris seja a primeira, pois recebeu os Jogos de 1924, o que marcaria um século do ocorrido. 

A capital francesa já recebeu os Jogos Olímpicos em duas oportunidade (1900 e 1924), assim como Los Angeles (1932 e 1984).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter