Ciclismo: Fenômeno Froome assume a liderança do Giro da Itália

Chris Froome entrou 3m22s atrás do líder e assumiu a ponta. Simon Yates ficou para trás e chegou 25 minutos após o britânico

Chris Froome
Antepenúltima etapa teve percurso de 184km entre Venaria Reale e Bardonecchia (Foto: LUK BENIES / AFP)

Escrito por

Aconteceu o imponderável na antepenúltima etapa do Giro da Itália (184km de montanha entre Venaria Reale e Bardonecchia). O britânico Simon Yates (Mitchelton), que duas etapas atrás parecia ter o titulo quase assegurado, ficou para trás na primeira das três montanhas da etapa, não se recuperou e, chegando mais de 25 minutos atrás do líder, saiu do Top20 e deu adeus ao título. E o mais incrível: o britânico Chris Froome, com atuação espetacular, ganhou a liderança na primeira montanha e seguiu ampliando a vantagem nos últimos 60km, vencendo a etapa com 5h12min26s e assumindo a Camisa Rosa pela primeira vez, passando do 4° lugar (3m22s atrás do líder), para a ponta e colocando 40 segundos sobre o holandês Tom Dumoulin (Sunweb), que segue em segundo, mas terminou a prova em quinto, 3m28s atrás do vencedor.

Com essa reviravolta histórica, Froome ratifica o status de fenômeno da atualidade no ciclismo. Pode tornar-se o sexto ciclista, em mais de um século de competições, a ter no currículo títulos nas três grandes provas (Tour de France, Volta da Espanha e Giro da Itália) e apenas o terceiro a ganhar consecutivamente o trio de provas (os outros são Eddie Mercx e Bernard Hinaud). Não bastasse isso, além de ganhar a Camisa Rosa, Froome assumiu a primeira posição entre os montanhistas (camisa azul).

Como foi
A prova foi sob medida para Froome. Logo na primeira montanha (Colle de Lys, km40), Yates não teve forças para subir e ficou lá atrás. Antes da segunda montanha (a tradicional Finestre (km110) , Dumoulin se viu sem a ajuda da sua equipe, enquanto o time de Froome estava completo para auxiliá-lo. Aí, restando os 60km finais, Froome escapou e disparou para fazer uma prova histórica.

Dumoulin – o campeão em 2017 – seguiu no pelotão que lutava pelo segundo lugar e tentou não perder muitos segundos para Froome. Terminou em quinto e viveu uma situação inusitada: entrou na prova em 2 lugar, 28s atrás de Yates. Segue vice-líder, mas a 40s de Froome. E sabe que precisará tirar a diferença na etapa de hoje, a última de montanha, entre Susa e Cervinia, de 214 Km. Se não conseguir, Froome será o campeão, já que a última etapa, amanhã em Roma (115km) é plana e, como sempre acontece, o pelotão chegará juntinho e com o mesmo tempo do líder, valendo somente para os velocistas marcarem pontos.

– Foi uma vitória de equipe. Não me lembro de ter iniciado uma escapada restando 80km, mas precisava colocar vantagem em quem estava na minha frente. E esta prova era a etapa que tinha mais chances – disse Froome.

Resultado FInal
1 – Chris Froome (Team Sky)
2 – Richard Carapaz (Movistar Team)
3 – Thibaut Pinot (Groupama – FDJ)
4 – Miguel Angel Lopez (Astana Pro Team)
5 – Tom Dumoulin (Team Sunweb)

Classificação Geral
1 – Chris Froome (Team Sky)
2 – Tom Dumoulin (Team Sunweb)
3 – Thibaut Pinot (Groupama – FDJ)
4 – Miguel Angel Lopez (Astana Pro Team)
5 – Richard Carapaz (Movistar Team)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter