Pâmela Rosa e japonês Yuto Horigome se sagram campeões do Oi Skate Total Urbe Open

Divulgação

LANCE!
12/03/2018
17:25
Rio de Janeiro (RJ)

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Rio de Negócios anunciaram nesta segunda-feira a plataforma Skate Total Urbe, que estará integrada ao Calendário Brasileiro de Skate. A plataforma tem como objetivo principal garantir o calendário de competições a ser realizado no Brasil. A ideia é consolidar de vez o país no cenário de grandes eventos nacionais e internacionais no skate.

— Fazia tempo que o Brasil precisava ter uma posição de destaque no circuito dos grandes eventos internacionais, já que temos grandes nomes e campeões mundiais em várias modalidades — comentou Bob Burnquist, heptacampeão da Megarampa — Além do mais, atualmente, com a entrada do skate nos Jogos Olímpicos, a gente precisa ter um calendário forte de competições das modalidades olímpicas, Street e Park e conseguimos isso com a viabilização da plataforma STU, que dará espaço para muito mais skatistas brasileiros e também será o principal critério para formar a nossa seleção brasileira — completou Burnquist, o maior medalhista do X-Games e hoje Presidente da CBSk.

A plataforma entende que o skate é mais que só um esporte e tem em seus pilares de atuação diversas manifestações espontâneas desse universo. Ao longo das competições, o comportamento urbano será retratado através da música, artes visuais, moda e do audiovisual. Shows, galerias de artes, talks, oficinas e muita criatividade, irão entreter o público ao longo de todo o ano.

— O skate nacional tem mostrado nos últimos meses a sua capacidade de mobilização e colaboração. Desde a chegada do Bob à presidência da CBSk, passando pela legitimação da mesma pelo COB, Ministério dos Esportes e World Skate, a união de todos os que trabalham em prol do skate tem permitido cada vez mais sonharmos e pensarmos grande. Essa união com a CBSk faz da plataforma STU um caso único no mundo, garantindo ao skate brasileiro e seus atletas protagonismo nacional e internacional — declarou Diogo Castelão, sócio-diretor da Rio de Negócios.

CALENDÁRIO
O calendário começa já nesta semana, com o Oi STU QS Street, que acontece entre os dias 16/3 e 18/3, no Rio de Janeiro. Em maio é a vez do STU QS Park, que vai rolar entre os dias 11/5 e 13/5, em Florianópolis (SC). No mesmo mês, nos dias 25 a 27, acontece o STU QS Park, em Porto Alegre (RS). Em julho é a vez de São Luís (MA), que recebe o STU QS Street, entre os dias 27/7 e 29/7. São Paulo também faz parte do calendário de competições e recebe o STU QS Park e o STU QS Street, entre os dias 10 e 12 de agosto. Em Setembro é a vez do Distrito Federal. Brasília vai receber o STU QS Park entre os dias 21/9 e 23/9. Outubro a competição volta a fortaleza, entre os dias 26 e 28. Em Novembro é a vez de voltar ao Rio de Janeiro com o Oi STU OPEN, entre os dias 14 e 18.

DINÂMICA GERAL

A plataforma contempla as 10 principais etapas do Calendário Brasileiro de Skate da CBSk, nas modalidades Street e Park, masculino e feminino e será a principal competição nacional a somar pontos para o ranking da Confederação. Este ranking formará a Seleção Brasileira de Skate de 2019. Ao total serão 16 skatistas, 4 homens e 4 mulheres de cada modalidade. Em 2018, a escolha dos skatistas que farão parte da Seleção Brasileira será feita exclusivamente através do comitê técnico e será anunciada pela CBSk em Abril.

— Sempre foi um sonho para todos nós, que estamos há anos nessa luta, ter no Brasil um circuito profissional desse nível. Nunca o skatista brasileiro teve a oportunidade de viver do skate dentro de seu país, sempre precisando buscar espaço nos Estados Unidos e outros circuitos. Esse movimento vai mudar gerações! Agora vamos viver um sonho. Ter a oportunidade de ser parte da seleção brasileira e ter um caminho a trilhar para buscar uma medalha olímpica é algo formidável — declarou Pedro Barros, hexacampeão mundial de skate park e a principal promessa brasileira em Tóquio 2020.

Das cinco etapas de cada modalidade, quatro serão qualificatórias e acontecerão em diferentes meses e estados do país. Já a quinta e última etapa de ambas modalidades, será realizada em novembro, no Rio de Janeiro, no Oi STU OPEN 2018, onde serão conhecidos os integrantes da Seleção Brasileira de Skate do próximo ano.