CAS rejeita pedidos de cinco esquiadores russos

Os atletas buscaram a suspensão de suas punições para participarem do Campeonato Mundial de Ski

Maxim Vylegzhanin
Maxim Vylegzhanin chegou a competir mesmo após suspensão (Foto: Alexander Klein/ AFP)

Escrito por

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, em inglês) rejeitou, nesta terça-feira, as apelações de cinco atletas russos que recorriam de suas suspensões provisórias aplicadas pelo Painel de Dopagem da Federação Internacional de Esqui (FIS) em 25 de janeiro (para Alexander Legov e Evgeniy Belov) e seis de fevereiro (Alexey Petukhov, Evgenia Shapovalova e Maxim Vylegzhanin). O objetivo dos atletas era conseguir participar do Campeonato Mundial de Ski, no Lahti, Finlândia, a partir desta quarta-feira. Com a rejeição do pedido, eles seguem suspensos e não poderão competir.

No dia 16 de dezembro do ano passado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) iniciou uma investigação contra atletas presentes no relatório Maclaren, suspeito de terem seus exames de urina de Sochi-2014 alterados. No mesmo dia, o Painel de Dopagem da FIS suspendeu provisoriamente os esportistas cujos nomes apareciam no documento da Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês). 

O doping na Rússia também afeta os esportes de verão. Com o escândalo descoberto no final de 2015, o país não participou dos Jogos Paralímpicos Rio-2016 e o time de atletismo olímpico também não pode competir. A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) proibiu o país de participar de competições internacionais organizadas pela entidade.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter