Campeões da 43ª Semana de Vela de Ilhabela serão definidos no sábado

A 43ª Semana de Vela de Ilhabela será decidida neste sábado (FOTO: Eduardo Grigaitis/Fotop)

RADAR/LANCE!
08/07/2016
20:50
Ilhabela (SP)

A 43ª Semana de Vela de Ilhabela será decidida neste sábado, com as regatas finais do maior evento de vela oceânica da América Latina, que reúne 136 barcos em 13 classes diferentes. A competição está acirrada na maioria das categorias, como C30, IRC, ORC e RGS. Já nos HPE 30, HPE 25 e Star, a tabela de classificação, após seis dias de provas, indica como virtuais campeões o Phoenix, Ginga e Al Hamed. A Comissão de Regatas tem até as 16h, tempo limite de largada, para completar a série de provas programadas.

- É um campeonato muito disputado e que será decidido na última regata - disse Francisco Freitas, comandante do San Chico, quarto colocado na classe ORC Geral.

- Velejamos bem nesta sexta, principalmente na segunda regata. Largamos bem e administramos até cruzar a linha - finalizou.

A liderança na classe é do Maestrale Logsub - Mapma (Adalberto Casaes), que fez terceiro e segundo nas provas do dia. O Miragem (Paulo Roberto Freire) está em segundo, após vencer pela segunda vez. O Carioca (Roberto Martins), então líder caiu para terceiro, prejudicado por ter enroscado sua quilha no cabo da âncora da lancha dos juízes na largada da primeira prova do dia.

Na RGS, o Kalymera V busca o título geral.

- Nós estamos velejando bem, fizemos um upgrade no barco e isso nos deu chance de estar bem em todas as regatas. Devemos ganhar na nossa classe, mas na classificação geral brigamos entre os primeiros - explicou o comandante Antônio Paes Leme.

- Dependemos do resultado de sábado. Fomos bem e ainda temos chance. São todos barcos de diferentes tamanhos, e um veleiro de 50 pés pode perder pra um de 20, dependendo do rating e do desempenho dos velejadores - completou.

A tarde foi de clima mais suave do que na véspera, com ventos de intensidade média entre 7 e 11 nós e temperatura de 22 graus. As disputas, ao Norte da Ponta das Canas, ainda foram acompanhadas de perto por golfinhos da espécie Pintado do Atlântico e baleias Bryde.

Eventos paralelos

Disputados em paralelo ao evento principal, o Campeonato Sul-Americano de ORC, os Campeonatos Brasileiros de C30 e IRC, o Torneio por Equipes e o Grand Prix dos 30 Pés conheceram seus campeões nesta sexta-feira. 
Campeões virtuais

A Semana de Vela de Ilhabela 2016 praticamente conheceu seus primeiros campeões após as duas regatas desta sexta-feira, penúltimo dia de disputas do maior evento de vela oceânica da América Latina, disputado todos os anos no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O Ginga (Breno Chvaicer) mantém o favoritismo e tem tudo para confirmar o título do ano passado, somados aos do Paulista e Brasileiro. O Ginga também ganhou a Regata Renato Frankenthal, que abriu a Semana de Vela de Ilhabela 2016.

No outro HPE, agora na versão 30 pés, a vitória ficou com o Phoenix (André 'Bochecha' Fonseca). Com 100% de aproveitamento, o time só deve perder o titulo se desistir das regatas ou chegar em último em todas. O campeonato paralelo do Grand Prix dos 30 pés na classe ficou para Bochecha e cia. Situação similar ao da dupla Jorge Zarif / Arthur Lopes, também invictos, com quatro vitórias em quatro provas.

Desfile

O tradicional Desfile dos Barcos da Semana de Vela de Ilhabela está marcado para 10h deste sábado. O navio Cisne Branco da Marinha do Brasil vai puxar a fila dos barcos na apresentação, que ocorre pela segunda vez consecutiva na frente do píer da Vila, centro histórico de Ilhabela. O percurso será entre duas boias e o publico pode acompanhar o desfile, que será narrado pelo locutor oficial do evento.