Brasil tetracampeão paralímpico no futebol de 5

Seleção brasileira de futebol de 5 é tetracampeã paralímpica (Foto: Alaor Filho/Arquivo Lance!)

LANCE!
29/09/2017
14:24
Salvador (BA)

Depois de quatro anos, o principal campeonato do futebol de 5 (para cegos) do país volta a Salvador (BA). Com a presença de 12 equipes de nove Estados, a Série A da Copa Loterias Caixa será realizada de 3 a 8 de outubro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. O atual campeão da competição é o anfitrião ICB-BA, com sete conquistas nas últimas oito edições. O canal Sportv 3 exibirá no próximo sábado as duas semifinais, a partir de 10h, e a final, no dia seguinte, às 9h30.

A Série A contará com a participação de times da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Destaque para cariocas, paraibanos e gaúchos, com dois representantes cada.

As equipes levarão a Salvador cerca de 120 atletas, entre os quais o baiano Jefinho e o gaúcho Ricardinho, dois dos melhores do mundo entre cegos e campeões paralímpicos com a Seleção Brasileira nos Jogos Rio-2016. Eles e os demais têm ainda outras motivações para irem bem na competição em solo soteropolitano. Com a proximidade da Copa América, de 25 de novembro a 4 de dezembro, em Santiago, no Chile, os jogadores terão a última oportunidade para mostrar à comissão técnica da Seleção que merecem ser convocados.

- Está será a minha primeira disputa de Série A como jogador de futebol de 5 e é um desafio muito grande, não só para mim, mas também para os meus companheiros que participam dessa competição, a mais importante do Brasil e uma das mais importantes do mundo. Espero ir muito bem, principalmente porque tenho o sonho de estar na Copa América ajudando a Seleção - conta o ala Maxwell Valente, atleta do Cedemac-MA.