Campeão mundial, Justin Gatlin está confirmado no desafio Mano a Mano

Justin Gatlin é o atual campeão do Desavio Mano a Mano (Foto: Divulgação)

LANCE!
29/09/2017
18:16
Rio de Janeiro (RJ)

Um dos principais nomes do atletismo mundial, o americano Justin Gatlin já está no Brasil para a disputa da quinta edição do Mano a Mano. Nesta sexta, ele falou com a imprensa e conheceu a pista do evento, localizada no Jockey Club Brasileiro (RJ). O americano, que fez história recentemente ao desbancar o jamaicano Usain Bolt no Mundial de atletismo de Londres-2012, chega ao Rio de Janeiro em busca do bicampeonato.

Mesmo de olho na vitória, Gatlin elogiou o potencial e talento dos velocistas brasileiros. Além disso, todos os atletas presentes "disputaram” baterias com 45 crianças de projetos sociais do SESI realizados na Mangueira. Eles entregaram medalhas, posaram para fotos e deram dicas para os pequenos corredores. O Mano a Mano começa neste sábado com as disputas classificatórias. No domingo acontecem as finais. O evento conta com entrada gratuita e os portões serão abertos às 9h.

- O Brasil está vivendo um momento especial para os sprintistas e creio que é possível pensar em um atleta correndo para 10 segundos ou ainda mais rápido. Me dá especial prazer ver jovens atletas descobrindo do que são capazes de fazer nas pistas e espero que a torcida brasileira que vier ao Mano a Mano vibre por eles. Eles não devem vir aqui só me ver, mas torcer por essa geração que é o futuro do Brasil nas pistas - declara Gatlin.

Neste sábado, oito atletas brasileiros (quatro no masculino e quatro no feminino) irão disputar duas vagas para as finais. Além do astro Gatlin, atual campeão do Desafio, o Mano a Mano conta com outros nomes de peso como a brasileira Rosângela Santos, Bruno Lins, Paulo André de Oliveira e os velocistas paralímpicos Petrucio Ferreira e Yohansson Nascimento.

​- Como sempre a pista está maravilhosa, muito especial. A organização consegue deixar ela muito boa. Adorei correr com as crianças. É sempre bom participar de ações como essa, uma ótima oportunidade para motivar as crianças e mostrar que o atletismo é uma coisa legal - explica Rosângela Santos.

A primeira prova do dia será às 11h com as classificatórias do feminino. As brasileiras Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki, Geisa Coutinho e Andressa Fidelis lutarão por duas vagas na final. A campeã e a segunda colocada desta disputa enfrentam Rosângela Santos no domingo.

Às 11h30 é a vez dos homens disputarem vagas na final dos 100m. Na bateria, estão confirmados os brasileiros Paulo André de Oliveira, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Luis Gabriel Pereira da Silva. Os dois melhores colocados terão a oportunidade de correr contra o americano Justin Gatlin e o compatriota Isiah Young.

A final paralímpica, com atletas da classe T45-47, será disputada no domingo. Participam os brasileiros Petrucio Ferreira e Yohansson Nascimento, além do polonês Michal Derus.