Caio Souza

Caio Souza se classificou para a final na 14ª colocação Ricardo Bufolin/CBG

LANCE!
04/10/2017
16:56

A primeira disputa por medalhas do Mundial de ginástica artística de Montreal, no Canadá ocorre a partir dás 20h (horário de Brasília) nesta quinta-feira. No individual geral, o Brasil terá como representante Caio Souza que ficou, na última terça-feira, entre os 24 melhores atletas.  A disputa será transmitida pelo SporTV4. 

O atual campeão brasileiro somou, na classificatória, 81,548 pontos, sendo 14,483 no salto, 14,443 nas paralelas, 14,200 nas argolas, 14,033 no solo, 12,166 na barra fixa e 12,700 no cavalo com alças. O brasileiro terminou no 14º lugar.

- O treino de hoje (quarta-feira) foi leve pela manhã. Serviu para ajustarmos algumas coisas que aconteceram nas classificatórias. Agora é descansar para chegar amanhã com 110%. A competição está bem forte. A lista dos dez primeiros colocados está muito disputada. Eles são atletas já conhecidos e, por isso, precisamos fazer o trabalho muito bem feito e competir da melhor forma possível. Acredito que se eu fizer a competição da melhor forma possível, posso ter um bom resultado - comentou Caio.

A final ainda contará com atletas de Cuba, China, Ucrânia, Japão, Rússia, Estados Unidos, Grã Bretanha, Suíça, Turquia, Colômbia, Armênia, Chipre, Alemanha, México, Lituânia, Coreia do Sul, Canadá e Espanha. O atual hexacampeão mundial da prova, Kohei Uchimura (JAP) se lesionou durante as classificatórias e está fora da decisão.

De acordo com a federação japonesa, o ginasta sofreu uma ruptura parcial do ligamento anterior do tornozelo e deve ficar de duas a três em recuperação.

O técnico do brasileiro, Ricardo Yokoyama, que acompanha o generalista na Seleção e no clube onde treina, confirma que o brasileiro pode fazer uma prova ainda melhor e buscar um bom resultado, mesmo estando lado a lado com ginastas como o cubano Manrique Larduet, primeiro colocado nas classificatória, o chinês Ruoteng Xiao, segundo, e o russo David Belyavskiy, terceiro.

- O nível está muito bom. Alguns ginastas vieram realmente bem fortes. O Caio está bem preparado, fisicamente e psicologicamente. Nosso objetivo agora é fazer uma competição melhor que a do primeiro dia e ganhar posições. Tivemos uma falha relativamente grave na barra e acredito que se isso for sanado para as finais já dará uma pontuação bem melhor para ele.

Além de Caio, a Seleção Masculina terá também Arthur Zanetti na decisão das argolas, neste sábado. Ainda nesta quarta, o Brasil compete nas classificatórias femininas com Thaís Fidelis, a partir das 20h (horário de Brasília).