Anthony Joshua

Anthony Joshua exibe cinturão de campeão dos pesados, conquistado em Londres (Foto: JUSTIN TALLIS/AFP)

Wilson Baldini Jr.
10/04/2016
16:47
São Paulo (SP)

Anthony Joshua promete uma nova era para a categoria dos pesos pesados no boxe. O britânico, de 26 anos, 1,98 metro de altura e 111 quilos, arrasou o americano Charles Martin, sábado, em Londres, diante de 20 mil entusiasmados espectadores, ao obter um nocaute no segundo assalto.

- Estou pronto para qualquer adversário. Estou feliz por trazer o título dos pesados para a Grã-Bretanha, mas sei que há um trabalho grande pela frente - disse o pugilista, que soma 16 lutas, 16 vitórias e 16 nocautes.

Por uma década, o domínio foi dos irmãos Vitaly e Wladimir Kitschko, que, apesar de vencedores, eram donos de um estilo sonolento e sem emoção. Ficaram campeões mais pela falta de talento de seus adversários.

Sábado Anthony Joshua precisou apenas do direto de direita para desmontar Martin.

- Todos os pesos pesados têm poder e força para vencer qualquer um. O importante é manter a concentração nos treinamentos para buscar velocidade e precisão nos golpes, preparo físico para bloquear o ataque do rival.

Joshua promete "limpar" a categoria mais charmosa da nobre arte, que estava órfã desde a aposentadoria de Mike Tyson, Evander Holyfield e Lennox Lewis.

- Sei que apenas um quarto do meu trabalho esta feito. David Haye (britânico ex-campeão) me desafiou, Tyson Fury me desafiou, Dentay Wilder me desafiou - disse.

Campeão da OMB e AMB, Tyson Fury vai dar revanche a Wladimir Klitschko em 9 de julho, em Manchester, na Inglaterra. Deontay Wilder, dono do cinturão do CMB, enfrenta Alexander Povetkin, dia 21 de maio, na Rússia.

Eddie Hearn, empresário de Joshua, vai estudar a melhor proposta. O certo é que os pesos pesados agora possuem um representante de verdade.