Valeria Kumizaki - Carateca

Valeria Kumizaki conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial (Foto: Sergio Dutti/COB)

LANCE!
29/10/2016
15:34
São Paulo (SP)

A brasileira Valeria Kumizaki conquistou a única medalha do Brasil no Campeonato Mundial da caratê, em Linz, na Áustria. Neste sábado, a carateca ficou com a prata na categoria até 55kg, do kumite.

Aos 31 anos, a atleta era uma das favoritas em sua categoria. Na decisão pelo ouro, no entanto, ela acabou derrotada pela francesa Emilie Thouy por 2 a 0. As eliminatórias tinham sido disputadas durante a semana, na última quinta-feira, quando a competidora do Brasil venceu cinco combates.

Essa é a primeira vez que Valeria sobe ao pódio em um Mundial na carreira. Ela já tinha participado da competição em outras cinco oportunidades, tendo como melhor resultado a quinta colocação em 2008, em Tóquio (JAP). Nos outros quatro torneios, ela não chegou até a disputa por medalhas.

Outro atleta do Brasil que esteve na luta por medalhas neste sábado foi Vinicius Figueira, na categoria até 67kg, do kumite. Ele, no entanto, perdeu para o venezuelano Andres Madera na final da repescagem, terminando assim na quinta posição.

Vale lembrar que o brasileiro Douglas Brose, até 60kg, era um dos favoritos a faturar uma láurea na competição. Campeão do mundo em 2014 (e com outros três pódios no torneio), ele é um dos principais competidores do mundo. Mas o carateca acabou eliminado na terceira rodada na última quinta-feira.

Essa é a primeira vez que o Mundial de caratê é disputado desde que a modalidade entrou na lista de esportes para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A competição em Linz termina neste domingo.