Copa do Mundo: Brasil já foi campeão com derrota? Veja as campanhas

Com uma escalação recheada de reservas, Seleção joga mal e perde para Camarões por 1 a 0, com gol de Aboubakar, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 

Camarões x Brasil
Brasil perdeu para Camarões por 1 a 0, nesta sexta, do Estádio Lusail (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

Escrito por

Com uma equipe recheada de reservas, o Brasil foi surpreendido e perdeu para Camarões por 1 a 0, nesta sexta, no Lusail. Com isso, a seleção de Tite terá que quebrar uma escrita caso queira ser hexacampeã da Copa do Mundo, no Qatar. Ao longo da história, o Brasil jamais conquistou um título mundial com derrota nas campanhas (58, 62, 70, 94 e 2002). 

+ Brasil x Coreia do Sul: saiba data e horário do confronto das oitavas de final

No primeiro título, o Brasil até tropeçou na primeira fase, porém, sob o comando de Vicente Feola caminhou rumo à conquista com a presença de um jovem que encantaria o mundo: Edson Arantes do Nascimento. Contudo, o deslize foi para a Inglaterra, que também buscava sua primeira conquista, que só veio oito anos depois, em solo britânico. A Seleção venceu Áustria e União Soviética e garantiu a classificação para a segunda fase.


Quatro anos depois, a campanha do bicampeonato também contou com um empate entre os jogos da primeira fase. Sob a batuta de Aymoré Moreira e com Garrincha inspirado, o Brasil voltou a erguer a taça Jules Rimet, mas tropeçou para a Tchecoslováquia na fase de grupos, com um empate sem gols. Com as vitórias sobre México e Espanha, a seleção canarinho ficou com a vaga e reencontrou os tchecos na decisão.

+ Confira e simule a tabela da Copa do Mundo 

Em 1970, naquela que é considerada por muitos como a maior Seleção Brasileira da história, a campanha na primeira fase foi irretocável. Com vitórias sobre Romênia e Inglaterra e goleada sobre a Tchecoslováquia, a equipe era comandada por Mário Jorge Lobo Zagallo, que se tornaria uma lenda no país ao também vencer como treinador. 

Depois de um longo jejum (24 anos), a pressão sobre o Brasil era gigantesca, mas a equipe contava com uma dupla inspirada: Romário e Bebeto. Com triunfos sobre Rússia e Camarões, a equipe de Carlos Alberto Parreira chegou já classificada na última rodada e empatou por 1 a 1 com a Suécia, do goleiro Ravelli. As seleções se reencontraram nas semifinais, e deu Brasil, com gol do baixinho, de cabeça.

Camarões x Brasil - Vincent Aboubakar
Camarões surpreendeu o Brasil na fase de grupos (Foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

Por fim, em 2002, a campanha na primeira fase do pentacampeonato foi uma das melhores da história da seleção. Na estreia, o grupo comandado por Luiz Felipe Scolari venceu a Turquia por 2 a 1, e enfileirou duas goleadas contra China e Costa Rica. Na fase eliminatória, a equipe passou por Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha.

HISTÓRICO DO BRASIL NA FASE DE GRUPOS DE COPA DO MUNDO

1958


Brasil 3 x 0 Áustria
Brasil 0 x 0 Inglaterra
Brasil 2 x 0 União Soviética

Passou em primeiro com 5 pontos (na época as vitórias valiam 2 pontos). No mata-mata, eliminou País de Gales, França e Suécia.

1962

Brasil 2 x 0 México
Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia
Brasil 2 x 1 Espanha

Passou em primeiro com 5 pontos. No mata-mata, eliminou Inglaterra, Chile e Tchecoslováquia.

1970

Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia
Brasil 1 x 0 Inglaterra
Brasil 3 x 2 Romênia

Passou em primeiro com 6 pontos. No mata-mata, eliminou Peru, Uruguai e Itália.

1994

Brasil 2 x 0 Rússia
Brasil 3 x 0 Camarões
Brasil 1 x 1 Suécia

Passou em primeiro com 7 pontos. No mata-mata, eliminou Estados Unidos, Holanda, Suécia e Itália.

2002

Brasil 2 x 1 Turquia
Brasil 4 x 0 China
Brasil 5 x 2 Costa Rica

Passou em primeiro com 9 pontos. No mata-mata, eliminou Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter