Bernardo Gomes, touca 6 branca, em jogo contra a China  (Foto: Divulgação FINA)

Bernardo Gomes, touca 6 branca, em jogo contra a China (Foto: Divulgação FINA)

RADAR/LANCE!
23/06/2016
16:10
Huizhou (CHN)

Nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira de Polo Aquático masculino venceu a China nos pênaltis na última rodada da fase de grupos da Super Final da Liga Mundial, disputado em Huizhou, na China. O jogo terminou empatado em 11 a 11, com o Brasil vencendo a disputa de pênaltis por 4 a 2 (2-2, 2-2, 3-4, 4-3, 4-2). Nesta sexta, a equipe brasileira, terceira colocada no Grupo B, pega a Itália, segunda colocada do Grupo A, a partir das 4h, de Brasília.

Os gols brasileiros foram de Ives (3), Ádria (3), Grummy (3), Salemi (2), Rudá (2), Bernardo Gomes e Danilo. O Brasil aproveitou cinco das 13 oportunidades com um homem a mais no jogo, enquanto a China conseguiu quatro em 16.

- Jogamos este jogo sem dois dos nossos melhores jogadores, porque eles têm treinamento especial desde que chegaram aqui mais tarde do que os outros jogadores. Não jogamos o nosso melhor. Tivemos alguns erros na defesa e perdemos algumas boas oportunidades. Quando foi pra disputa de pênaltis, não fiquei nervoso porque temos um grande goleiro. Eu confio no Soro e ele fez muito bem. Disputas assim sempre serão ao nosso favor - afirmou o técnico do Brasil, Rudic.

Soro defendeu três dos cinco pênaltis cobrados pelos chineses. No tempo normal, as duas intercalaram a liderança do placar. No último quarto, os chineses pareciam ter garantido a vitória quando manteve dois gols de frente aos 9 a 7 e aos 10 a 8. No entanto, os brasileiros empataram no 11 a 11 aos 29 segundos para o fim.

Mesmo com o resultado, o Brasil terminou como o último lugar do Grupo B. O primeiro lugar ficou com a Sérvia, que na última rodada venceu os Estados Unidos, segundos colocados no grupo. 

 Nas quartas de final, em confrontos cruzados, os sérvios enfrentam o Japão, último colocado do Grupo A. A Grécia, a exemplo da Sérvia, obteve três vitórias e jogará contra a anfitriã China. Já os americanos enfrentarão a Austrália. A competição vai até o próximo domingo (26/6), em Huizhou, na China.

Quem vencer os duelos das quartas de final, entra na disputa por medalhas, que terá transmissão ao vivo no canal da FINA no Youtube: semifinal no sábado (25/6) e final no domingo (26/6). Quartas de final: Itália x Brasil, Austrália x EUA, Grécia x China e Sérvia x Japão.