LANCE!
25/09/2016
15:23
São Paulo (SP)

Após participar pela primeira vez do World Baseball Classic (considerado o Campeonato Mundial) em 2013, a Seleção Brasileira de beisebol não conseguirá repetir o feito na próxima edição do torneio, em 2017. Neste sábado, o Brasil foi superado pela Grã-Bretanha por 4 a 3 no torneio classificatório, nos Estados Unidos, e foi eliminado da disputa.

As duas equipes entraram no campo do MCU Park, no Brooklyn, em jogo de vida ou morte. Quem vencesse disputaria a final da classificatória neste domingo, contra Israel. E o derrotado voltaria para casa de mãos vazias. E foi o que aconteceu com o Brasil.

O time comandado pelo treinador americano Larry Barkin até iniciou na frente no placar, ao abrir 2 a 0 na terceira entrada, com corridas de Gabriel Maciel e Irait Chirino impulsionadas por rebatida de Leonardo Reginatto. A virada britânica, no entanto, veio no mesmo inning. O pitcher Andre Rienzo, atleta mais experiente do Brasil em campo (com passagem pelo Miami Marlins na MLB), foi o arremessador titular da Seleção no jogo.

Na sétima entrada, Albert Cartwright ampliou o marcador em 4 a 2 para a Grã-Bretanha. No inning seguinte, o próprio Cartwright errou e permitiu a marcação de mais um ponto brasileiro, deixando o placar em 4 a 3. Na mesma entrada, o Brasil chegou a ter bases lotadas, mas não conseguiu aproveitar.

Por fim, na nona e última entrada, uma jogada inexplicável do cubano Juan Carlos Muñiz (que atuou pela Seleção Brasileira) selou a derrota brasileira. O jogador estava na segunda base, e o Brasil já tinha dois atletas eliminados. Ele correu e tentou roubar a terceira base, mas foi pego pelo defensor. Assim, a Grã-Bretanha fechou o confronto em 4 a 3.

- Eu acho que essa jogada surpreendeu todo mundo no estádio. Eu acho que houve um pouco de ansiedade e um pouco de angústia, e ele (Muñiz) tentou ser super agressivo. Há algumas coisas que você vê no jogo e você pensa "eu acho que nunca vi isso", e foi o caso deste lance. O Muñiz conseguiu uma grande rebatida, e certamente estava empolgado com isso. E eu acredito que nesta situação ele não controlou suas emoções e teve um lapso mental - disse o técnico da Seleção Brasileira, o americano Barry Larkin, sobre a eliminação de Muñiz. 

Neste domingo à noite, os britânicos enfrentam Israel. Quem vencer se classifica para o World Baseball Classic.