Brasil garante quatro finais em etapa da Copa do Mundo de ginástica

Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Lucas Bitencourt e Flávia Saraiva estão nas finais; Seletivas seguem nesta sexta-feira

Rio 2016 - Ginastica Artistica, Flavia Saraiva
Flávia Saraiva foi bronze nas assimétricas na Eslovênia (foto:Ari Ferreira/Lancepress)

Escrito por

O primeiro dia das classificatórias da etapa de Osijek (CRO) da Copa do Mundo de ginástica artística colocou quatro atletas brasileiros nas finais por aparelho. Arthur Zanetti (solo), Francisco Barretto (paralelas), Lucas Bitencourt (cavalo) e Flávia Saraiva (assimétricas) são os primeiros brasileiros classificados. As classificatórias seguem nesta sexta-feira, às 10h (horário de Brasília). 

Assim como na etapa da Eslovênia, Zanetti se apresentou no solo e foi o quarto colocado, com 14,100. 

Lucas Bitencourt conseguiu uma vaga no cavalo com alças ao fazer 13,650 (oitava colocação). Além disso, ele é o primeiro reserva na final de solo (13,500). Lucas disputou a classificatória nas barras paralelas e terminou na 13ª colocação, com 13,300,  e não avançou.

Francisco Barreto, finalista olímpico na barra fixa, foi o quarto nas paralelas, com 13,850, e está na final. Chico também tentou um lugar no cavalo com alças, mas sofreu a queda e acabou na 33ª colocação, com 12,050.

Medalhista de bronze na Eslovênia nas assimétricas, Flávia Saraiva está, novamente, na final do aparelho ao ficar na sétima colocação na classificatória (12,700). Rebeca Andrade também tentou a classificação, mas terminou na 10ª colocação (12,250). Thais Fidelis disputou o salto e, com a média de 12,725, ficou distante da final.

Inicialmente, estava previsto para Rebeca Andrade competir também no solo e no salto. No entanto, a comissão técnica optou por mantê-la somente nas assimétricas.

- Ela sentiu um incômodo no pé direito no treino de ontem, que não parece ser nada grave. Mas, por precaução, a comissão técnica entendeu que era melhor poupá-la do solo e do salto, que são aparelhos de impacto. Quando retornar ao Brasil, ela fará os exames necessários para saber o que realmente tem no pé - explicou Marcos Goto, chefe da delegação brasileira na Croácia.

Nesta sexta-feira, no segundo dia de classificatórias, os brasileiros entram em ação novamente, em busca de mais finais. Arthur Zanetti compete nas argolas; Lucas Bitencourt na barra fixa; e Francisco Barreto nas argolas e na barra fixa. Thais Fidelis se apresenta na trave e no solo; e Flávia Saraiva na trave.

Confira a programação:

Sexta-feira (19)
10h às 13h - Classificatórias (M - salto, barra fixa e argolas/F - trave e solo)

Sábado (20) - Finais
12h15 - Solo (M)
12h50 - Salto (F)
13h25 - Cavalo com alças (M)
14h - Assimétricas (F)
14h35 - Paralelas (M)

Domingo (21) - Finais
12h - Salto (M)
12h35 - Barra fixa (M)
13h10 - Trave (F)
13h47 - Argolas (M)
14h23 - Solo (F)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter