Brasil estreia na Copa do Mundo por equipes de tênis de mesa em Londres

Bruna Takahashi e Hugo Calderano são os mais jovens das equipes brasileiras no torneio<br>

TÊNIS DE MESA - Ouro no Pan-Americano, Calderano volta ao Top 20 do ranking mundial
Calderano é destaque do Brasil (Foto: ITTF)

Escrito por

Começa nesta quinta-feira a Copa do Mundo por Equipes de Tênis de Mesa, em Londres, na Inglaterra. O time feminino do Brasil estreia nesta quinta-feira, às 14h (de Brasília), contra a China.

Na sexta-feira, às 7h (de Brasília), enfrenta a Coreia do Norte. Já a equipe masculina estreia nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), contra Hong Kong. Na sexta-feira, às 9h, encara os Estados Unidos. Dentre as equipes do Brasil, destaque para dois jovens e, ao mesmo tempo, muito experientes: Hugo Calderano e Bruna Takahashi.

Carioca de 21 anos, Hugo Calderano é atualmente o 16°colocado no ranking mundial. O mais jovem do time é também o que já conseguiu mais resultados expressivos, destacando-se inclusive na Olimpíada de 2016. Mora, treina e compete na Alemanha, onde disputa a Bundesliga.

- Chegar nas quartas de final já seria muito bom. O nível competitivo será alto, apesar de alguns dos melhores não participarem. No geral, estou bastante confiante - disse, apontando China, Japão, Alemanha e Coréia como as equipes favoritas.

Entre as meninas, um outro destaque brasileiro é Bruna Takahashi, paulistana de 17 anos. No universo do tênis de mesa do país, ela é considerada uma jóia, um fenômeno. Ainda em idade de juvenil, Bruna é a 97ª colocada no ranking mundial de adultos e fez parte do time na Olimpíada de 2016. E mais: ganhou um título adulto de duplas no Circuito Mundial (Aberto do Chile, em 2015, ao lado de Letícia Nakada). Além de ter sido a primeira brasileira a se sagrar a melhor do mundo, no Campeonato Mundial de Cadetes, em 2015, no Egito.

Na fase preparatória para Copa do Mundo, Bruna ficou um período treinando no Japão. Segundo ela, foi uma experiência enriquecedora: “Muito importante em termos de preparação técnica e concentração”, lembra.

O Brasil será representado na competição por Hugo Calderano (16º no ranking mundial), Gustavo Tsuboi (66º) e Eric Jouti (92º) no masculino. As representantes do Brasil no feminino serão Carolina Kumahara (95ª), Bruna Takahashi (97ª) e Lin Gui (115ª).

ADVERSÁRIAS COMPLICADAS PARA AS MULHERES

No sorteio da competição, que aconteceu nesta quarta-feira, os homens deram um pouco mais de sorte que as mulheres. Entre os quatro possíveis adversários da equipe masculina que estão em posição superior no ranking (pote 1), Hong Kong é o que tem os adversários menos complicados.

Wong Chun Ting é o sétimo do mundo, Ho Kwan Kit é 41º e Jiang Tianyi é o 46º. Pelos Estados Unidos, Jha Kanak é o 88º do ranking mundial, Adar Alguetti é o 359º e Feng Yijun é o 399º.

A equipe feminina ficou em situação totalmente oposta. Além de pegar a China, terá a Coreia do Norte como adversária, a melhor entre as equipes do pote 3. Entre as chinesas, Zhu Yuling é a número 2 do mundo, Wang Manyu é a número 5 e Chen Xingtong é a 12ª do ranking. Entre as norte-coreanas, Kim Song-I é a 52ª do mundo, Choe Hyon Hwa é a 162ª e Cha Hyo Sim está em 181º lugar no ranking.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter