Botafogo - Pólo aquático

Botafogo consagrou-se campeão neste domingo (Satiro Sodré/ Botafogo / SSPress)

RADAR/LANCE!
28/11/2016
13:22
Rio de Janeiro (RJ)

O Botafogo conquistou neste domingo a Primeira Liga Sul-Americana de clubes de polo aquático e também a Super Liga Nacional. Conforme acordo entre os finalistas, o jogo valeu pela final do Sul-Americano e também como o segundo jogo da SuperLiga Nacional. A equipe carioca bateu o ABDA (Associação Bauruense de Desportos Aquáticos) por 16 a 3, e as parciais foram de 3-1, 4-2, 4-0 e 5-0.

A competição foi realizada na piscina do Botafogo, o Mourisco-Mar, e a segunda edição da Liga Sul-Americana, competição da Consanat (Confederação Sul-Americana de Natação) já está marcada para a cidade argentina de Rosário, de 23 a 26 de novembro de 2017.

O artilheiro da competição foi o canhoto húngaro Botond Szabo, touca nº 10 da ABDA. Aos 24 anos,  o campeão mundial junior em 2007 pela Hungria, foi autor do gol inicial da decisão. Jonas Crivella, da equipe carioca, fez o mesmo número de gols de Szabo (16),  e foi eleito o melhor jogador do torneio. Já Slobodan Soro, sérvio de nascimento e naturalizado brasileiro, foi o melhor goleiro. 

- Este é um caso histórico. Sou o primeiro jogador campeão da Liga Europeia, por duas vezes, e agora da Liga Sul-Americana - comemorou Soro. 

O argentino Gynasio Y Esgrima, de Rosário, conquistou a medalha de bronze ao vencer o também argentino Santa Fé por 7 a 6. Nos outros jogos do dia, o Iate Clube de Brasília venceu o também brasiliense Minas Brasília Aquapro por 4 a 1, e garantiu o sétimo lugar. Na disputa da quinta posição, vitória do Regatas Lima, do Peru, venceu o Gynasio Y Esgrima, de Buenos Aires, por 14 a 13.

Apesar da ABDA ter saído na frente, o jogo foi totalmente dominado pelo Botafogo, também campeão da Liga Nacional e do Troféu Brasil, ambos em decisões contra a mesma ABDA. Os gols do jogo decisivo foram de José Ribeiro, Botond Szabo e do centro sérvio Boris Popovic, para a ABDA.

Para o time campeão marcaram Guilherme Almeida (3), Kiko Perrone (3), Henrique Moniz (3), Jonas Crivella (2), Matheus Crivella, Rafael Gama, Caio Lima, Luis Ricardo Silva e do capitão João Felipe Coelho. No primeiro jogo da SuperLiga Nacional, o Botafogo venceu a ABDA por 19 a 3, na última quarta-feira.