RADAR/LANCE!
23/03/2016
15:36
Brasília (DF)

A capital federal receberá os atletas do boliche brasileiro a partir desta quinta-feira (24) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes e Times. O Striker Bowling, localizado às margens do Lago Sul, abrigará o evento em suas 16 pistas. No total, serão 13 equipes de sete estados diferentes, totalizando 78 jogadores em ação. Em jogo, além do título máximo de equipes do boliche nacional, são distribuídos 2.000 pontos para o ranking brasileiro.

Dentre as agremiações inscritas, destaque para o Pinheiros (SP), maior vencedor da história da competição com seis títulos e atual tetracampeão nacional. A equipe paulista contará com a presença de quatro dos seis titulares da última campanha: Roberta Rodrigues, Stephanie Martins, Igor Pizzoli e Celso Azevedo. Nilson Wada faz sua estreia no time principal do clube paulista, enquanto Renan Zoghaib retorna depois de dois anos atuando pelo Distrito Federal. 

Outros clubes, no entanto, podem entrar no caminho do Pinheiros. Um deles é o Friends, também de São Paulo. A presença do campeão pan-americano Marcelo Suartz, do atual campeão nacional Charles Robini e de Roseli Santos, da Seleção Brasileira, banca o time entre os favoritos ao título. Capitaneado pelo experiente Marcio Vieira, o Vasco da Gama, quatro vezes campeão nacional, é sempre um rival a ser respeitado. Da casa, são dois os clubes na divisão principal: o Panga's e o Clube Coat, que vivem a expectativa de fazer bonito ao jogar o Brasileiro em seu local de treinamento durante o ano.

O torneio terá o seu formato tradicional, dividido por fases: individual, duplas, tercetos e equipes. Nesta última, porém, está a novidade do campeonato. Ela será disputada no formato baker, no qual a partida é jogada por cinco jogadores. O primeiro joga os frames (jogadas) 1 e 5, o segundo, 2 e 6, e assim sucessivamente. Um dos seis fica na reserva e a suplência é revezada por todos. Anteriormente, a fase era jogada exatamente como as anteriores, com cada jogador jogando a sua partida e as mesmas sendo somadas a cada rodada.


Campeonato Brasileiro de Clubes:
Data: 24 a 27 de abril 
Local: Striker Bowling - Trecho Conj. 32 - St. de Clubes Esportivos Sul BL 2 - Asa Sul; Brasília (DF)

Próximo torneio:
Depois da disputa em Brasília, acontece o segundo Brasileiro do ano: o Brasileiro de Tercetos. A bola rolará entre os dias 21 e 24 de abril no Boliche Social Club, no Rio de Janeiro.