Basquete: Com 13 participantes, Desafio da Habilidades terá formato diferente em 2017

Com eliminatória no sábado e decisão no domingo, torneio será disputado em confrontos de "um contra um"

Mais jovem na lista, Georginho tenta participar pela 1ª vez do Jogo das Estrelas
Georginho, de 20 anos, será mais  jovem a participar desta edição

Escrito por

Chegou a hora de conhecer os participantes dos torneios individuais do Jogo das Estrelas 2017, e o primeiro deles é o Desafio de Habilidades. Com 13 participantes, o desafio será disputado em formato diferente, com uma eliminatória no sábado, transmitida ao vivo no Globo Esporte, às 12h50 (de Brasília), e a decisão no domingo, ambos no Ginásio do Ibirapuera. Além disso, o inovador sistema de confrontos "um contra um" também é novidade.

Neste ano a "regra" dos baixinhos foi quebrada e quatro atletas de garrafão estão na disputa: Olivinha (Flamengo), Arthur Bernardi (Banrisul/Caxias Basquete), Jefferson Sobral (LSB/Uniso) e Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor). Além deles, os alas Betinho (Campo Mourão) e Holloway (EC Pinheiros) completam a ala dos "não-armadores" do torneio.

Já no setor dos armadores estão Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília), Nezinho (Vasco da Gama), Kenny Dawkins (Universo/Vitória), Davi Rossetto (Solar Cearense), Henrique Coelho (Franca Basquete/Magazine Luiza), Kendall Anthony (Macaé Basquete) e Georginho (Paulistano/Corpore), o mais jovem desta edição, com 20 anos.

O Desafio de Habilidades terá um novo formato em 2017 e a corrida não será mais contra o relógio, mas sim contra um adversário. Neste ano, a disputa acontecerá em confrontos "um contra um", com dois competidores fazendo o percurso ao mesmo tempo, no melhor estilo mano a mano. Quem terminar primeiro, ganha o confronto.

No sábado, dez atletas disputarão uma eliminatória, que terá cinco confrontos. Os vencedores avançarão à decisão, que será no domingo, e encontrarão outros três jogadores pré-classificados.

Os atletas garantidos na final são Davi Rossetto (Solar Cearense), atual Melhor Armador do NBB, e Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) e Kenny Dawkins (Universo/Vitória), armadores mais votados de NBB Brasil e NBB Mundo na pré-votação para o Jogo das Estrelas. A decisão terá quatro confrontos, no sistema de semifinal e final.

O circuito também sofreu alterações e ficou ainda mais dinâmico. Ao invés de oito, quatro estágios comporão a prova. O início será com o zigue-zague por quatro obstáculos, seguido de um passo direto dentro de um arco. Na sequência, os competidores atravessarão a quadra e farão uma bandeja ou enterrada e, por último, atravessarão a quadra novamente e terminarão com um arremesso de 3 pontos. Quem finalizar primeiro, ganha o confronto.

Esta será a sexta vez que o Desafio da Habilidades será realizado no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Em suas três primeiras edições, o torneio teve um único campeão: Fernando Penna. Na sequência os vencedores foram Nezinho (2014) e Thiaguinho (2015). Já na última, Rafa Luz, ex-Flamengo, faturou o troféu de campeão, em Mogi das Cruzes (SP).

Confira os participantes do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2017:

Arthur Bernardi (Banrisul/Caxias Basquete) - Ala/pivô - 2,07m - 26 anos
Betinho (Campo Mourão Basquete) - Ala - 1,95m - 28 anos
Davi Rossetto (Solar Cearense) - Armador - 1,79m - 24 anos*
Desmond Holloway (EC Pinheiros) - Ala - 1,93m - 26 anos
Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) - Armador - 1,86m - 35 anos*
Georginho (Paulistano/Corpore) - Armador - 1,96m - 20 anos
Henrique Coelho (Franca Basquete/Magazine Luiza) - Armador - 1,87m - 24 anos
Jefferson Sobral (LSB/Uniso) - Ala/pivô - 2,03m - 36 anos
Kendall Anthony (Macaé Basquete) - Armador - 1,75m - 24 anos
Kenny Dawkins (Universo/Vitória) - Armador - 1,80m - 29 anos*
Nezinho (Vasco da Gama) - Armador - 1,85m - 36 anos
Olivinha (Flamengo) - Ala/pivô - 2,03m - 36 anos
Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) - Ala/pivô - 2,03m - 28 anos

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter