Atletismo: Russas são suspensas por doping pelo Comitê Olímpico russo

Quatro competidoras foram suspensas pelo Comitê Olímpico da Rússia por uso de doping, sendo as primeiras desde que o país foi banido de competições internacionais no atletismo

Irina Maracheva (Foto: AFP)
Medalhista europeia, a atleta russa Irina Maracheva foi suspensa após um flagra de doping (Foto: AFP)

Escrito por

O atletismo da Rússia vive o período mais nebuloso de sua história. Nesta segunda-feira, quatro atletas foram suspensas por doping, incluindo uma medalhista no Campeonato Europeu. Essas foram as primeiras punições instauradas pelo Comitê Olímpico da Rússia (ROC) desde o banimento do país de competições internacionais.

Irina Maracheva, medalhista de prata nos 800m no Europeu de 2012, foi suspensa por dois anos pelo ROC, assim como a marchadora Anna Lukyanova. Já as velocistas Maria Nikolaeva e Yelena Nikulina foram banidas por quatro anos do esporte. Não foram divulgadas informações sobre datas dos exames.

Ironicamente, Maracheva só recebeu a medalha de prata no campeonato por conta de um flagra de doping da primeira colocada, a também russa Yelena Arzhakova.

A Rússia vive um momento negro no esporte. O país foi considerado culpado em um esquema sistemático de doping e corrupção no atletismo, sendo suspenso pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) de competições internacionais por tempo indeterminado, até que se enquadre em condições dispostas pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter