​Poliana e Alan do Carmo

Poliana Okimoto posa com Allan do Carmo (Foto: Satiro Sodré​)

LANCE!
07/12/2017
15:34
Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro vai reunir neste domingo, às 10h30, na Praia de Copacabana, alguns dos melhores nadadores de águas abertas do mundo para a disputa do Desafio Rei e Rainha do Mar. O evento também marcará a despedida da medalhista olímpica Poliana Okimoto.

Ela fará a última competição da carreira representando a equipe amarela do Brasil ao lado de Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Fernando Ponte. O evento ainda contará com equipes África, Américas e Europa além de um segundo time brasileiro:o Brasil Verde, formado por talentosos e jovens nadadores.

O Desafio contará com com quartetos mistos (2 atletas no masculino e 2 atletas no feminino) e um percurso com oito voltas. Cada atleta deverá fazer duas voltas de 400m (350m de água e 50m de areia). A largada será feita pelos homens e, em seguida, nadam as mulheres, que terminam a prova, definindo o time vencedor.

- Sem dúvida, teremos um final de semana especial pois será o encerramento da minha carreira. Sábado estarei nas provas amadoras para participar junto com fãs de águas abertas. Domingo eu represento o Brasil no Desafio de elite Rei e Rainha do Mar. Gostaria muito de convidar o público para participar e curtir o evento que conta com grandes nomes do esporte - declara Poliana Okimoto.

Entre os estrangeiros, destaque para presença da vice-campeã mundial Samantha Arévelo (Equador). A competição contará com o atual Rei do Mar, Dario Verani, da Itália, vencedor da última edição Elite do Rei e Rainha do Mar. Outros nomes de peso são Anna Olasz (Hungria), treinada por Bob Bowman, antigo técnico de Michael Phelps e Guilherme Bertolo, um dos maiores nadadores argentinos de águas abertas. No time verde do Brasil participam Betina Lorscheitter, Leonardo de Deus e as promessas da nova geração Guilherme Costa e Viviane Jungblut. Os dois últimos, inclusive, foram campeões nesta semana em provas que disputaram pelo Open da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Nesta sexta-feira, os atletas cairão na água para disputar o Grid de largada. No sábado, mais de quatro mil participam do Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar com provas amadoras de corrida na areia, biathlon, e natação em águas abertas. Poliana, Ana Marcella e outros atletas de elite participarão de provas amadoras. Poliana, inclusive, nadará a primeira volta do Super Challenge (10km). Os vencedores das provas masculinas e femininas receberão o Troféu Poliana Okimoto, como uma forma de homenagem a atleta que ganhou sua medalha olímpica na Praia de Copacabana. Já no domingo, dia 10, além do Desafio Rei e Rainha do Mar, às 11h, o público poderá acompanhar as disputas de SUP Race (2, 4 ou 8km de Stand Up Paddle).

Programação detalhada:
Sexta (8/12) - 10h - Grid de largada e atendimento à imprensa
10h - Praia de Copacabana – Posto 5
Brasil amarelo - Poliana Okimoto / Ana Marcela Cunha / Allan do Carmo / Fernando Ponte
Brasil verde - Betina Lorscheitter / Viviane Jungblut / Leonardo de Deus / Guilherme Costa
Américas - Xavier Desharnais Canadá / Rebecca Mann - Estados Unidos / Guillermo Bertola – Argentina / Samantha Arevalo - Equador
África - Michelle Weber - África do Sul / Chad Ho - África do Sul / Danie Marais - África do Sul / Sasha-Lee Nordengen-Corris - África do Sul
Europa - Dario Verani- Itália / Anna Olasz - Hungria / Alex Studzinski - Alemanha / Esmee Vermeulen - Holanda

Sábado (9/12) - Circuito Rei e Rainha do Mar + homenagem Poliana Okimoto
7h: Beach Run (2,5km ou 5km de corrida na areia)
7h: Sprint (1km de natação no mar)
7h40: Beach Biathlon (1km de natação + 2,5km na areia)
8h40: Super Challenge (10k de natação no mar)
9h10: Classic (2,5km de natação no mar)
9h30:Beach Run Kids (5 a 13 anos – 100m a 600m)
10h10: Challenge (5km de natação no mar)
10h30: Natação Kids (8 a 13 anos – 100m a 400m)
11h40(estimativa): Homenagem Poliana Okimoto - selo Princesinha do Mar

Domingo (10/12) - Desafio Elite Rei e Rainha do Mar + aposentadoria Poliana Okimoto
8h: SUP Race (2, 4 ou 8km de Stand Up Paddle)
11h: Desafio Elite Rei e Rainha do Mar com times do Brasil, África, Europa e Américas. Despedida de Poliana Okimoto
Local: Praia de Copacabana – Posto 5