Jogadoras - evento teste

Carina Felippus e Palmira Marçal defendem o Sampaio Basquete (Foto: Divulgação/CBB)

LANCE!
05/01/2016
17:35
São Paulo (SP)

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou na tarde desde terça-feira a convocação de cinco atletas para o evento-teste para os Jogos Olímpicos, de 15 a 17 de janeiro, no Rio de Janeiro. Elas vão substituir as sete jogadoras que pediram dispensa por conta da crise entre a entidade nacional e os clubes que disputam a Liga Feminina de Basquete (LBF). A apresentação será nesta quarta, em São Paulo, e o técnico Antonio Carlos Barbosa deve chamar mais duas brasileiras para fechar a lista.

Foram chamadas: as alas-armadoras Anna Beatriz Oliveira (Basquete Jaraguá-SC) e Carina dos Santos Martins (Sampaio Basquete), as alas Palmira Marçal (Sampaio Basquete) Mariane Carvalho (ADC Bradesco-SP) e a pivô Carina Felippus (Sampaio Basquete).

Na última segunda-feira, a CBB já tinha recebido as cartas de dispensa de: Adrianinha, Tainá e Tatiane (América-PE), Gilmara e Joice (Corinthians Americana) e Jaqueline e Tássia (Santo André). Todas alegaram problemas pessoais. A entidade chegou até a divulgar o comunicado enviado por cada jogadora.
Entre as 12 atletas convocadas inicialmente para o evento-teste, somente quatro vão se apresentar: Isabela Ramona, Iziane e Karina Jacob, do Sampaio Basquete, e Érika, que está na Turquia.

Desde o fim do ano passado, alguns clubes da LBF passaram a criticar a CBB e cobrar mudanças na entidade alegando um descaso com o basquete feminino. Por conta disso, eles garantiram que não liberariam suas jogadoras para o evento-teste da Rio-2016, já que não se trata de uma competição da Federação Internacional de Basquete (Fiba).