Após críticas na natação no JUBs, entidades brigam para explicar falha

CBDU mostra e-mail em que solicita uso de instalação privada em Goiânia. Sesi-GO nega ter recebido o pedido. Imbróglio levou disputas da modalidade para estrutura fora do padrão

Com Larissa Oliveira, natação teve medalhas neste sábado
Piscina de clube em Aparecida de Goiânia foi alvo de reclamações de atletas e técnicos nos JUBs (Foto: Divulgação)

Escrito por

A respeito dos problemas enfrentados pelos nadadores com a estrutura desta edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), conforme o LANCE! publicou no sábado, o Sesi-GO rebateu nesta segunda-feira a versão da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) de que não teria cumprido um acordo para ceder seus equipamentos. As partes, que já foram parceiras em eventos esportivos, travam uma briga para explicar o ocorrido.

Segundo o Sesi, "a instituição nem mesmo foi procurada pela organização do evento e, de fato, já tinha outra competição agendada pra a referida data". Disse ainda que o "Sesi reitera seu compromisso de atender seus clientes com seriedade e responsabilidade, sempre cumprindo seus contratos".

Mas em um e-mail da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), do dia 14 de junho de 2017, a entidade estadual solicitou o uso da instalação para sediar os Jogos. A mensagem foi endereçada a Roner Soares, coordenador de Educação Física da Universidade Estácio de Sá. A instituição de ensino tem parceria com a federação goiana. Ela é quem teria feito a negociação. 

A competição que acontece no local é o INTERPUC 2017, entre 20 a 24 de outubro. O Sesi diz que o evento estava agendado desde o início do ano e que não recebeu pedido algum. A CBDU, por sua vez, afirma que chegou a fazer vistorias nas instalações e que contava com o espaço. Diante da negativa, que teria acontecido a três meses do JUBs, buscou alternativas e acertou com o Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB-GO, em Aparecida de Goiânia. O local, no entanto, foi alvo de críticas.

Documento Jonas
Federação de Goías solicitou ao Sesi o uso da piscina, ginásio de futsal, quadra de areia, quadras de tênis e quadras de vôlei e ginásio para o basquete 3x3. (Foto: Reprodução)

No documento, assinado pela secretária Jamara Barbosa, da FGDU, a federação solicitou o uso da piscina, ginásio de futsal, quadra de areia, quadras de tênis e quadras de vôlei e ginásio para o basquete 3x3. O período pedido era entre 19 e 29 de outubro. 

No CEL da OAB, atletas e técnicos reclamaram de falta de uma piscina de aquecimento e soltura (para relaxamento muscular), iluminação precária, e ausência de uma tecnologia que forneça informações como balizamento e pontuação na provas e atrasos. O técnico da Unip (SP), Carlos Matheus, chamou a estrutura de "lastimável". Nadadores tiveram de repetir a prova dos 100m peito devido às falhas da organização.

A competição, embora tenha características de evento universitário, vem ganhando importância e investimentos. Três atletas que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estiveram presentes: os nadadores Gabriel Santos, Larissa Oliveira e Daynara de Paula, todos da Unip (SP).

* O repórter viaja a convite da CBDU

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter