Ring girls posam no palco da pesagem oficial

                    Atletas foram aconselhados a chegarem mais leves para a luta (FOTO: Luis Fernando Coutinho)

LANCE!
25/05/2016
11:06
Rio de Janeiro (RJ)

Uma nova medida foi implantada no UFC para que a saúde dos atletas seja preservada. Assunto polêmico há tempos, o corte de peso agora tem uma nova orientação. Os lutadores da organização foram aconselhados a não cortar mais de 8% do peso da categoria na semana da luta. A ideia é diminuir o corte de peso agressivo de muitos atletas do evento.

Segundo Jeff Novitzky, vice-presidente de Saúde e Performance do UFC, em entrevista ao site do canal Combate, a medida não é uma regra, e sim uma orientação para que os atletas não sofram tanto com o processo de corte de peso, muitas vezes prejudicial a saúde. 

- Acreditamos que, quando você coloca essas novas regras de forma muito brusca, às vezes você cria mais problemas do que soluções. Mas se nós olharmos para isso e, em cinco ou seis meses essas medidas não forem tendo resultados graduais, aí iremos reavaliar e, talvez, tomar alguma medida mais dura e rápida. Mas não, não há punição. A única punição que eles terão é que vão ter que ouvir provavelmente a minha voz quando fizerem o check-in. Vão ficar cansados de me ouvir explicar porque todos esses números são importantes para a sua saúde e segurança - explicou.

Os lutadores já começaram a ser orientados a respeito da nova medida através de e-mail pela organização. Segundo Jeff, a decisão pelo limite em 8% foi tomada após conversas com especialistas, pensando na saúde do atleta que atua no octógono.