Sorteio aconteceu em um teatro na Barra da Tijuca

Sorteio das chaves do boxe olímpico aconteceu em um teatro na Barra da Tijuca (FOTO: Luis Fernando Coutinho)

Luis Fernando Coutinho
04/08/2016
13:34
Rio de Janeiro (RJ)

Aconteceu na manhã desta quinta-feira o sorteio das chaves do boxe olímpico da Olimpíada Rio-2016. Três atletas brasileiros marcaram presença no evento para verem de perto seus primeiros adversários sendo definidos: Michel Borges, Robson Conceição e Adriana Araújo. Entre nomes conhecidos e algumas novidades, Robenilson de Jesus e Adriana foram os atletas que pegaram o caminho teoricamente mais difícil. Isso porque apesar dos primeiros rivais não serem sequer ranqueados na lista da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), se passarem para a segunda fase eles encararam dois favoritos.

Peso-ligeiro feminino, Adriana Araújo começa sua jornada contra a finlandesa Mira Potkonen, no dia 12 de agosto. Se passar da primeira fase, ela encara a irlandesa Katie Taylor, medalha de ouro em Londres-2012 e primeira colocada no ranking, tida como maior favorita da categoria.

Pelos galos, Robenilson de Jesus enfrenta Fahem Hammachi na sua primeira luta, que acontece no dia 10 de agosto. Passando pelo primeiro desafio, ele terá pela frente Shakur Stevenson, uma das maiores esperanças de medalha da seleção americana.

Nos pesados, Juan Nogueira começa contra o australiano Jason Eric Whateley, mas também tem uma pedreira se passar de fase. Ele pode encarar o campeão mundial Evgeny Tishchenko na segunda etapa.

Claressa Shields, favorita a medalha na divisão peso-médio feminino (até 75kg) após o ouro em Londres-2012, está em chave distante a da brasileira Andreia Bandeira. As lutadoras só se encontram se chegarem à final da competição. A primeira adversária de Andreia será Atheyna Bylon, do Panamá.

Patrick Lourenço estreia na Olimpíada contra o colombiano Yurberjen Herney Martinez. O curioso é que as seleções da Colômbia e do Brasil treinaram juntas por diversas vezes antes da competição.

Michel Borges, atleta meio-pesado, tem pela frente no primeiro combate o camaronês Ndam Njikam Hassan. O rival do lutador tupiniquim é atleta profissional e atua pela divisão dos médios.

Confira a situação dos brasileiros com o sorteio das chaves do boxe olímpico

Dia 6 de agosto
Peso mosca ligeiro - Patrick Lourenço (BRA) x Yurberjen Herney Martinez (COL)
Meio-pesado - Michel Borges (BRA) x Ndam Njikam Hassan (CMR)
Peso pesado - Juan Nogueira (BRA) x Jason Eric Whateley (AUS)

Dia 9 de agosto
Peso ligeiro - Robson Conceição (BRA) x Anvar Yunusov (TJK) ou Jun Chan (CHI)

Dia 10 de agosto
Peso-galo - Robenilson de Jesus (BRA) x Fahem Hammachi (ALG)

Dia 11 de agosto
Peso meio-médio ligeiro - Joedison Teixeira (BRA) x Abdelkader Chadi (ALG)

Dia 12 de agosto
Peso-ligeiro feminino - Adriana Araújo (BRA) x Mira Potkonen (FIN)

Dia 13 de agosto
Peso-mosca - Julião Neto (BRA) x Antonio Vargas (USA)

Dia 14 de agosto
Peso-médio feminino - Andreia Bandeira (BRA) x Atheyna Bylon (PAN)