Wilson Baldini Jr.
05/10/2016
08:00
São Paulo (SP)

O fim do ano promete ser muito agitado para o boxe internacional. Grandes duelos estão programados e os maiores nomes da atualidade estarão em ação.

Esquiva Falcão volta aos ringues após acompanhar o nascimento da filha. Seu adversário, dia 28, em Laredo, ser´sa Gerardo Ibarra. Seria importante o medalhista de prata em Londres-2012 obter um nocaute para impressionar Bob Arum e já partir confiante para obstáculos maiores na carreira.

Por falar em Bob Arum, o mês de novembro será do lendário empresário. Dia 5, Manny Pacquiao tentao título mundial dos meio-médios, versão OMB, diante de Jesse Vargas. Outras três disputas de cinturão estão previstas: Nonito Donaire x Jessie Magdaleno, Oscar Valdez x Hiroshige Osawa e Shiming Zou x Prasitsak Papoem. Combates duríssimos e equilibrados.

A programação no ginásio do Thomas & Mack Center, em Las Vegas, se completa com a estreia de Robson Conceição, campeão olímpico na Rio-2016, no profissionalismo. Ele vai lutar na categoria dos superpernas (58,967 quilos ou 130 libras). Seu rival será o norte-americano Clay Burns, de 29 anos, que soma quatro vitórias (quatro nocautes), duas derrotas e dois empates. Ele vem de derrota, por pontos, em 25 de junho. Foi sua quarta luta no ano.

"Esquiva e Robson vão vencer e por nocaute", disse Sergio Batarelli, manager dos dois boxeadores nacionais.

Em 19 de novembro, um dos combates mais aguardados dos últimos tempos. O russo Sergey Kovalev coloca três cinturões em jogo diante de Andre Ward, o último campeão olímpico dos Estados Unidos. Os dois estão invictos. Cada um soma 30 vitórias. Evento será na moderna arena T-Mobile, em Las Vegas.

Arum também anunciou há uma semana mais uma luta imperdível. Vasyl Lomachenko x Nicholas Waters, válida pelo título dos superpenas da OMB.

Além disso, existe a grande possibilidade de Anthony Joshua encarar Wladimir Klitschko, em um confronto de gerações de pesos pesados. Outro confronto quase fechado pode colocar o peso médio Gennady GGG Golovkin, grande sensação do boxe atual, diante de Daniel Jacobs, em Nova York, dia 10 de dezembro.

O ano termina com o mexicano Orlando Salido e o japonês Takashi Miura prometendo não deixar pedra sobre pedra no lendário Forum de Inglewood, em Los Angeles.

E sabe o que é gozado? Dizem que não tem luta boa de boxe....