Astros do UFC 198 posam para foto promocional do evento que acontece no dia 14 de maio (FOTO: Divulgação/Inovafoto)

Astros do UFC 198 posam para foto promocional do evento que acontece em maio (FOTO: Divulgação/Inovafoto)

LANCE!
30/03/2016
10:45
Rio de Janeiro (RJ)

O melhor e maior evento da história do UFC no Brasil tem data marcada: dia 14 de maio. Pela primeira vez no Brasil, a maior organização de MMA do mundo vai aterrissar em um estádio de futebol, e a Arena da Baixada, em Curitiba, Paraná, foi o local escolhido para ser o palco do UFC 198: um card estelar, repleto de duelos entre atletas ranqueados e que contará com a primeira defesa de cinturão do peso-pesado brasileiro Fabricio Werdum (20-5), contra o número dois da categoria, Stipe Miocic (14-2).

Os fãs que não quiserem ficar de fora deste evento poderão garantir seus ingressos a partir desta quarta-feira, às 10h, pelo site livepass.com.br e pontos de vendas em Curitiba que podem ser consultados no link: http://www.ufc.com.br/news/duvidas-frequentes-ufc198

Ronaldo Jacaré (22-4) e Vitor Belfort (25-11) medem forças na co-luta principal, e o resultado pode definir o próximo desafiante ao cinturão dos pesos-médios. Segundo e terceiro colocados no ranking da divisão, respectivamente, os brasileiros vão dividir a torcida no estádio, que está preparado para receber mais de 45 mil espectadores.

Enquanto Jacaré vem de derrota por decisão dividida para Yoel Romero em dezembro, o “Fenômeno” despachou Dan Henderson com um grande nocaute em sua última apresentação no octógono, em novembro.

Para tornar o evento ainda mais fantástico, o UFC confirmou a aguardada estreia da brasileira Cristiane “Cyborg” Justino, campeã peso-pena do Invicta FC. Cris, natural de Curitiba e pioneira do MMA mundial, é uma das - senão a - mulher mais temida do cenário das lutas. Campeã de todas as organizações por onde passou, Cyborg vai enfrentar Leslie Smith em um duelo em peso combinado (63,5 kg), já que Cris costuma atuar entre as pesos-penas (66 kg), e Leslie nos galos (61 kg). Leslie, que já disputou o título das pesos mosca do Invicta FC, vem de vitória contra Rin Nakai, no UFC Brisbane.

E o card principal não para por ai. O UFC 198 vai marcar o retorno de outro curitibano, a lenda Mauricio Shogun (23-10), oitavo colocado na divisão dos meio-pesados. O atleta, que venceu Rogério Minotouro por decisão unânime após uma dura batalha no UFC 190 no Rio de Janeiro, está recuperado de lesão e pronto para enfrentar Corey Anderson (8-1), que ocupa a 12ª posição. Oito anos mais novo, o americano vem de três vitórias consecutivas e espera um triunfo sobre o ex-campeão do UFC e do PRIDE para poder chegar ao topo.

Pela terceira vez em sua carreira no UFC, Anderson Silva (33-7) vai se apresentar diante da torcida brasileira. O “Spider”, considerado por muitos como o maior lutador de MMA de todos os tempos, volta ao octógono após três meses do seu combate contra Michael Bisping, em Londres. Sexto colocado no ranking dos pesos-médios, o ex-campeão encara Uriah Hall (12-6). O jamaicano, que sofreu um revés para Robert Whittaker em novembro, ocupa a décima posição na lista da categoria. Hall ganhou o apelido de “Homem-Ambulância” no TUF 17, após aplicar nocautes devastadores em seus adversários durante o reality show.

Demian Maia (22-6) é outro que estará em ação na tão aguardada noite. O faixa-preta de jiu-jítsu, que vive grande fase com quatro vitórias em sequência e é o sexto melhor peso-meio-médio do UFC® atualmente, vai encarar o duríssimo Matt Brown (20-13). Em caso de vitória, Demian pode chegar à segunda disputa de título da carreira, uma vez que já teve a chance de conquistar o cinturão dos médios ao lutar com o então campeão Spider.

Após um grande combate contra Maurício Shogun no UFC 190, Rogério Minotouro (21-7), agora, vai bater de frente com Patrick Cummins (8-3) a fim de se recuperar na divisão dos meio-pesados. Rogério, 10º colocado no ranking, tem pela frente um “especialista” em enfrentar brasileiros no Brasil: Cummins, que ocupa a 11ª posição na divisão, já lutou com três atletas tupiniquins e venceu dois (Rafael “Feijão” Cavalcante e Antônio “Cara de Sapato” Júnior). A derrota foi para Glover Teixeira, justamente em seu último compromisso dentro do octógono, em novembro de 2015, em São Paulo.

Já na categoria peso-galo masculino, John Lineker vai para a segunda luta em sua nova divisão de peso. Ele, que atuou durante muito tempo como peso-mosca, chegou à categoria com vitória e, agora, quer emplacar o segundo triunfo para seguir rumo à disputa de cinturão. Décimo segundo colocado no ranking dos galos, ele vai medir forças com Rob Font, que vem de duas vitórias por nocaute.

Warlley Alves (10-0) é mais uma promessa brasileira que vai pisar no octógono no UFC 198. O campeão do TUF Brasil 3, que continua invicto na carreira, enfrenta Bryan Barberena (11-3), que vem de uma impressionante finalização sobre a “sensação” americana Sage Northcutt.

Francisco Trinaldo “Massaranduba” (19-4), Thiago “Marreta” Santos (12-3), Sergio Moraes (10-2) e Renato “Moicano” Carneiro (9-0-1) completam o “esquadrão Brazuca” que estará em ação na Arena da Baixada, em uma noite que, certamente, será inesquecível.

Assim como em eventos anteriores, a organização terá pacotes de VIP Experience, ingresso que oferece experiências diferenciadas e exclusivas para os fãs, tais como assento reservado na luta e na pesagem, tirar foto com o cinturão dos campeões dentro do local mais sagrado do evento, o octógono, além de conhecer pessoalmente alguns atletas UFC e um lounge exclusivo com serviço de alimentos e bebidas.

Confira as lutas do UFC 198
Fabricio Werdum x Stipe Miocic
Ronaldo Jacaré X Vitor Belfort
Cris Cyborg X Leslie Smith
Mauricio Shogun X Corey Anderson
Anderson Silva X Uriah Hall
Card preliminar
Demian Maia X Matt Brown
Rogério Minotouro X Patrick Cummins
John Lineker X Rob Font
Thiago Santos X Nate Marquardt
Warlley Alves X Bryan Barberena
Francisco Trinaldo X Yancy Medeiros
Sergio Moraes X Kamaru Usman
Renato Carneiro X Zubaira Tukhugov