LANCE!
23/07/2016
23:57
Chicago (EUA)

O UFC on FOX 20, que aconteceu no último sábado (23), em Chicago (EUA), contou a presença de cinco brasileiros e quatro deles saíram vitoriosos, destaque para o peso-leve Edson Barboza, que derrotou Gilbert Melendez na decisão unânime. Na luta principal da noite, a peruana Valentina Shevchenko superou a ex-campeã dos galos, Holly Holm, e pediu uma revanche contra a baiana Amanda Nunes, atual campeã da categoria.  

Holly Holm começou a luta controlando as ações e consegue um knockdown com uma direita no rosto de Valentina, levando a melhor no primeiro round. A peruana equilibra as ações na segunda parcial e conecta os melhores golpes, sempre certeira no contra ataque. No terceiro assalto, Valentina bloqueia um chute, consegue a queda e desfere bons golpes abrindo o supercílio da ex-campeã. A peruana trabalha da meia-guarda por cima castigando a americana no round mais claro para Valentina. No quarto round, bastante equilíbrio e pouca ação, com muito estudo por parte das atletas, que voltam dispostas a mostrar serviço no round final para impressionar os juízes. Lutadoras partem para a trocação, com Valentina conectando os melhores golpes na curta distância e Holm tentando aplicar chutes, a maioria no vazio.

Vitória maiúscula da peruana na base do contra ataque. Em sua última luta, Valentina foi derrotada por Amanda Nunes em combate equilibradíssimo e aproveitou para mandar seu recado para a campeã, em entrevista ainda dentro do cage.

- Amanda é uma grande lutadora, completa, mas eu quero uma revanche contra ela pelo cinturão do UFC - disse a peruana.

Na penúltima luta da noite, Barboza fez o dever de casa. O atleta de Nova Friburgo (RJ) dominou o primeiro round usando seus chutes e a longa distância e parecia ter encontrado o caminho da vitória na segunda parcial, aplicando pelo menos quatro chutes baixos que deixaram a perna do americano muito machucada. No entanto, um golpe de direita no queixo do carioca o fez balançar, mas apesar de ter sentido, Barboza termina por cima castigando o americano no ground and pound.

No round final, o brasileiro procurou se expor menos e logo aplicou dois chutes na perna do rival, que passou a caminhar com dificuldades. Barboza segurou a vitória jogando na longa distância e já projetou os possíveis próximos adversários, após vencer por unanimidade.

- Já sabia que seria uma grande guerra e eu dei o meu melhor lá dentro e saí com a vitória. Estou muito perto de uma chance pelo título e adoraria lutar contra Khabib (Nurmagomedov), Rafael dos Anjos ou Tony Fergunson. Estou pronto para lutar cinco rounds - disse o peso-leve.

Confira abaixo os resultados completos do UFC on FOX 20:
Valentina Shevchenko derrotou Holly Holm na decisão unânime dos juízes
Edson Barboza derrotou Gilbert Melendez na decisão unânime dos juízes
Francis Ngannou derrotou Bojan Mihajlovic por nocaute técnico no R1
Felice Herrig finalizou Kailin Curran com um mata-leão no R1
Card preliminar
Eddie Wineland derrotou Frankie Saenz por nocaute técnico no R3
Darren Elkins derrotou Godofredo Pepey na decisão unânime dos juízes
Kamaru Usman derrotou Alexander Yakovlev na decisão unânime dos juízes
Michel Prazeres derrotou J.C. Cottrell na decisão unânime dos juízes
Alex Cowboy derrotou James Moontasri na decisão unânime dos juízes
Jim Alers derrotou Jason Knight na decisão dividida dos juízes
Luis Henrique KLB finalizou Dmitri Smoliakov com um mata-leão no R2