AtleticoMG x São Paulo (foto:Gil leonardi)

Dátolo e Michel Bastos disputam a bola no duelo de 2014, no Independência (Foto: Gil leonardi)

Bruno Grossi
18/05/2016
09:45
São Paulo (SP)

O São Paulo nem precisa vencer para avançar à semifinal da Copa Libertadores da América, mas o histórico contra o Atlético-MG no Independência é preocupante. Desde que o estádio foi reformado e reinaugurado em 2012, o Tricolor fez cinco confrontos por lá contra o Galo e não conseguiu vencer nenhuma vez.

O primeiro encontro dos são-paulinos com os atleticanos no Horto aconteceu justamente em 2012, quando o lema “caiu no Horto, tá morto” estava em fase embrionária no Campeonato Brasileiro. Em jogo polêmico, em que os paulistas reclamaram de um expulsão supostamente injusta do lateral-direito Douglas, o Galo triunfou por 1 a 0 graças a gol do centroavante Leonardo, ex-Coritiba.

No ano seguinte, foram três combates no novo Independência. Na fase de grupos da Libertadores, 2 a 1 para os atleticanos, em partida marcada por malandragem de Ronaldinho Gaúcho para distrair Rogério Ceni com garrafa d'água. Já nas oitavas de final, massacre mineiro e classificação: 4 a 1. Por fim, no Brasileirão, empate sem gols no primeiro turno da competição.

A última vez em que os clubes se encontraram no Horto foi em 12 de outubro de 2014, no segundo turno do Brasileirão. O São Paulo ainda sonhava em alcançar o Cruzeiro na luta pelo título e fazia bom jogo quando o volante Maicon, hoje no Grêmio, saiu lesionado. O Galo ganhou o meio de campo e venceu por 1 a 0 com gol de Luan.


Ainda assim é possível que o Tricolor tenha otimismo para o duelo desta quarta, às 21h45. Isso porque dois dos resultados já conquistados contra o Atlético no Horto serão suficientes para a classificação no tempo normal, enquanto outros dois levarão a decisão para os pênaltis. Somente os 4 a 1 de 2013 eliminariam os paulistas, que ainda podem lembrar de um triunfo no estádio. Em 2012, no Brasileirão, o São Paulo triunfou por 3 a 2.