Libertadores de 2017 já tem 39 clubes garantidos: faltam oito vagas

Palmeiras, Flamengo, Santos, Atlético-MG, Chapecoense e Grêmio são os clubes brasileiros já garantidos na competição. Confira quem já está no torneio do ano que vem

Campeão brasileiro nesta rodada, Palmeiras, que está atualmente com 77 pontos, ainda joga com o Vitória (fora)
 (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Lancepress!)

Escrito por

A Copa Libertadores de 2017 já tem 39 clubes com suas vagas garantidas - restam oito a serem preenchidas. Palmeiras, campeão brasileiro, Chapecoense, declarada como campeã da Copa Sul-Americana, Grêmio, campeão da Copa do Brasil, Santos, Flamengo e Atlético-MG são as equipes do país que já estão classificadas. As últimas duas vagas serão definidas na rodada final do Campeonato Brasileiro, que acontece neste domingo, às 17h. Botafogo, Atlético-PR e Corinthians disputam um lugar no torneio.

Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz e Atlético Tucumán já estão garantidos pela Argentina: apenas o último terá de disputar a fase preliminar, em mata-mata. Rosario Central e River Plate são os finalistas da Copa Argentina de 2016: o campeão também irá para a fase de grupos.

A Conmebol inchou a competição do ano que vem. Serão 47 clubes, sendo que 28 entram direto na fase de grupos. Seis clubes de Uruguai, Paraguai, Equador, Bolívia, Peru e Venezuela farão uma prévia, em dia e volta, para definir três clubes que se juntarão a outros 13. Estes 16 disputarão duas fases eliminatórias, em ida e volta, para a definição de quatro classificados. O sorteio dos jogos e dos grupos serão realizado ainda neste mês. Clique nas imagens acima e confira quem já está na fase de grupos e nas preliminares.

O quarto colocado do Brasileirão iria para a fase preliminar. Mas com a saída dos mexicanos da competição, a Conmebol reajustou a competição, assim o Brasil ganhou mais uma vaga direta, que fica com o Atlético-MG. Para isso, foi criada a prévia com os clubes dos países que tinham menos vagas.

*Atualizado em 11 de dezembro

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter