LANCE!
05/12/2016
07:30
São Paulo (SP)

A Copa Libertadores de 2017 já tem 39 clubes com suas vagas garantidas - restam oito a serem preenchidas. Palmeiras, campeão brasileiro, Chapecoense, declarada como campeã da Copa Sul-Americana, Grêmio, campeão da Copa do Brasil, Santos, Flamengo e Atlético-MG são as equipes do país que já estão classificadas. As últimas duas vagas serão definidas na rodada final do Campeonato Brasileiro, que acontece neste domingo, às 17h. Botafogo, Atlético-PR e Corinthians disputam um lugar no torneio.

Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz e Atlético Tucumán já estão garantidos pela Argentina: apenas o último terá de disputar a fase preliminar, em mata-mata. Rosario Central e River Plate são os finalistas da Copa Argentina de 2016: o campeão também irá para a fase de grupos.

A Conmebol inchou a competição do ano que vem. Serão 47 clubes, sendo que 28 entram direto na fase de grupos. Seis clubes de Uruguai, Paraguai, Equador, Bolívia, Peru e Venezuela farão uma prévia, em dia e volta, para definir três clubes que se juntarão a outros 13. Estes 16 disputarão duas fases eliminatórias, em ida e volta, para a definição de quatro classificados. O sorteio dos jogos e dos grupos serão realizado ainda neste mês. Clique nas imagens acima e confira quem já está na fase de grupos e nas preliminares.

O quarto colocado do Brasileirão iria para a fase preliminar. Mas com a saída dos mexicanos da competição, a Conmebol reajustou a competição, assim o Brasil ganhou mais uma vaga direta, que fica com o Atlético-MG. Para isso, foi criada a prévia com os clubes dos países que tinham menos vagas.

*Atualizado em 11 de dezembro