Agência irá recorrer de decisão que tirou campanha do Flamengo do ar

Em vídeo, NBS exalta o amor da torcida Rubro-negra para campanha visando o programa de sócio-torcedor. Há imagens de mãos segurando corações pulsando e com sangue

Conar proíbe campanha do Flamengo
Reprodução YouTube

Escrito por

A agência de publicidade do Flamengo, a NBS irá recorrer da decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) que suspendeu a campanha “Isto aqui é Flamengo” por incitar a violência. Em nota, a empresa diz “discordar frontalmente” da recomendação do órgão e nega que o comercial tenha qualquer mensagem que incentive atos de violência.

Lançada em março para divulgar o programa de sócio-torcedor do Flamengo, a campanha visa mostrar a paixão dos Rubro-Negros pelo time mesclando imagens do título mundial de 1981 com outras que mostram o que seus torcedores são capazes de fazer pelo clube, como tatuar “Mengo” nos lábios ou as cores da camisa no corpo. Há também imagens de mãos segurando corações pulsando e com sangue escorrendo, e um torcedor que se banha com tinta vermelha.

Durante o lançamento do vídeo, pessoas debateram nas redes sociais se o comercial incitava a violência. A campanha foi criticada até por alguns torcedores do clube, que diziam que a propaganda soou de forma agressiva e que era negativa para o Flamengo.

Veja abaixo a nota da agência de publicidade sobre a decisão que tirou a campanha do Flamengo do ar.

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) votou pela suspensão do comercial “Isto aqui é Flamengo”, criado pela NBS para o Clube de Regatas do Flamengo, sob a alegação de que a peça incitaria a violência. A NBS e o Flamengo respeitam a decisão por acreditar na importância fundamental do CONAR, como entidade autorregulamentadora do negócio da comunicação. Porém, o nosso respeito ao CONAR não nos impede de discordar frontalmente desta recomendação.

O comercial não tem nada que incentive a violência. Porque ele é um libelo e uma exaltação ao amor profundo que os rubro-negros dedicam ao time mais querido do Brasil. Não há uma única menção a qualquer “adversário”. Até porque um clube que tem a maior torcida do mundo não precisa deste tipo de argumento. Se o CONAR suspendesse o filme por ele ser gritantemente autorreferente, exageradamente grandioso, tremendamente autocelebratório e profundamente orgulhoso de si mesmo, a gente entenderia. Porque, desculpem-nos CONAR e outras torcidas nacionais, é assim que são os rubro-negros. Mas como amor incomensurável e paixão inabalável não são motivos de suspensão de um comercial, somos obrigados a discordar da decisão do órgão.

O Flamengo é uma instituição gigante e consciente das suas responsabilidades, condizentes com a sua grandiosidade. Não só na sua comunicação, como em várias ações e atitudes de um clube cidadão, que jamais aprovaria e colocaria no ar qualquer conteúdo incitando a violência. Encerrando, enviamos saudações rubro-negras a todos e informamos que vamos recorrer da decisão, em clima pacífico e democrático, assim que formos intimados oficialmente, o que ainda não aconteceu.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter