Caio Ribeiro de Carvalho

Caio Ribeiro, bronze nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, estará na competição (Foto: Cezar Loureiro/CPB/MPIX)

LANCE!
22/09/2016
18:50
Rio de Janeiro

A capital paranaense recebe, desta sexta-feira até domingo, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016. O evento acontece no Parque Iguaçu, em Curitiba (PR), e reunirá 357 atletas de 37 associações e clubes de todo o Brasil, entre eles os medalhistas olímpicos e paralímpicos Isaquias Queiroz, Erlon Souza e Caio Ribeiro.

O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional e classificado como Controle Nacional para competições internacionais e definição das Equipes Permanentes. A disputa terá as categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.

De acordo com o Supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, o Campeonato Brasileiro inicia um novo ciclo no esporte.

- É um importante momento para encontrarmos novos atletas, reforçarmos o crescimento da Paracanoagem e começarmos a trilhar o caminho neste novo ciclo olímpico -afirmou.

Crescimento e universalização
Após a histórica participação da Canoagem Brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, uma das principais metas da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para os próximos ciclos é a universalização da prática do esporte em todo o território brasileiro.

Segundo o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, o fortalecimento das entidades filiadas será fundamental para a revelação das próximas gerações de canoístas brasileiros.

- Provamos no Rio 2016 que o Brasil é forte também na canoagem. Nossa meta até 2018 é oferecer o esporte em todas as 27 unidades da federação e dessa forma revelar atletas para os próximos ciclos olímpicos e paralímpicos. Iremos, em parceria com o Ministério do Esporte e nossos patrocinadores, atender milhares de crianças e adolescentes interessados no esporte em todas as regiões do Brasil - revelou Tomasini.