Daniel Dias comentando a premiação como atleta do ano

Daniel Dias com a premiação como atleta do ano do Laureus (Foto: Reprodução/Twitter)

LANCE!
17/08/2016
13:50
Rio de Janeiro

* O velocista brasileiro Alan Fonteles, que calou a plateia do Estádio Olímpico de Londres ao superar o favorito sul-africano Oscar Pistorius, em 2012, vai defender o título dos 100m na classe T43 na Rio-2016.

* O nadador Daniel Dias tem 15 medalhas paralímpicas - 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. Em Pequim-2008, ele garantiu 4 ouros, 4 pratas e 1 bronze. Em Londres-2012, foram mais 6 ouros. Ele também já ganhou 3 prêmios Laureus, equivalente ao Oscar do esporte.

* O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física ou visual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional.

* O neurologista alemão Ludwig Guttmann, considerado o pai da paralimpíada, morreu de infarto no miocárdio em 1989. Nos Jogos de Londres-2012, com participação de 4.200 inscritos, Eva Guttmann foi indicada como prefeita da Vila Paraolímpica, em homenagem ao pai.

* A segunda edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio-1964, teve nove esportes, incluindo a corrida de cadeira de rodas, que acabou se tornando uma das modalidades mais populares do desporto paralímpico. O programa contou também com provas de tiro com arco, levantamento de peso, basquete de cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, atletismo, dardos paralímpicos, sinuca, natação e tênis de mesa.